Patadas y Gambetas

O inédito plano de Messi para enfim ganhar uma Copa

Tales Torraga

O ano novo será de uma vida realmente nova para Lionel Messi, que vai pôr em prática algo que nunca fez: dosar os treinos e jogos para chegar à Copa do Mundo nas suas melhores condições. Ele e o técnico Jorge Sampaoli trocaram mensagens até mesmo nas festas para alinhar a estratégia daquele que deve ser o quarto e último Mundial de Messi, que completa 31 anos exatamente quando a Copa acabar.

Passarella, Messi e Maradona – Olé/Reprodução

Messi sempre foi o tradicional ''fominha'' – aquele que nunca aceita começar a partida no banco de reservas ou não ser relacionado. Mas esta será a tática daqui até a Copa do Mundo. É por isso que o 10 do Barcelona vai usar o Campeonato Espanhol, por exemplo, como mera preparação para as competições que realmente importam, casos da Liga dos Campeões e do Mundial da Rússia.

A ênfase do primeiro semestre de Messi será mesmo descansar o seu corpo de 30 anos. Incrível: ele joga como profissional desde 2003, ou seja, metade da sua vida. ''Entendi que a temporada é larga. Há momentos mais duros que outros. Os anos vão passando e agora sou maior. Antes, o corpo não sentia. Hoje, jogar muitas partidas me faz sofrer. Ainda custo não jogar ou sair de campo, mas percebi que é o melhor'', comentou o argentino ao jornal catalão ''Sport''.

O Messi ''3.0'' já é visto em pílulas. Ao contrário dos últimos anos, ele começou no banco de reservas ante Juventus e Sporting, quando o Barça já estava classificado na fase de grupos da Liga dos Campeões. E ele ainda sequer jogou na Copa do Rei, competição que só deve disputar em 2018 caso chegue à decisão.

É de se esperar um Messi também começando entre os reservas em boa parte do Espanhol. Até aqui, ele atuou em todos os minutos das 17 partidas. É o artilheiro da competição, com 15 gols. O Barça está folgado e com uma impensada liderança de nove pontos para o Atlético de Madri. Exigir Messi é, realmente, desnecessário.

A Liga dos Campeões sim terá o argentino 100%.

Ele já colocou a cabeça em 20 de fevereiro e 14 de março, dias em que o Barça enfrenta o Chelsea. Primeiro, em Stamford Bridge; depois, no Camp Nou.

O resguardo será bem-vindo para Messi também ajudar a sua mulher, Antonella, grávida de seis meses. O terceiro filho do casal é esperado para abril, justamente no período em que a Liga dos Campeões será definida e que a seleção vai arrancar de verdade a sua preparação para o Mundial da Rússia.

Para atender às necessidades do gênio e facilitar a chegada do novo rebento, a Argentina decidiu começar os treinos para a Copa do Mundo justamente no complexo esportivo do Barcelona, a apenas 20 minutos de onde o craque mora.

Será, de fato, curioso vê-lo no banco de reservas, cena rara em sua carreira.

Reserva com Pekerman em 2006 – Fifa/Divulgação

É impossível não lembrar da Copa de 2006, quando Messi, então com 19 anos, ficou entre os suplentes e não entrou em campo enquanto a Argentina caía diante da Alemanha naquela dramática quartas de final terminada em briga em Berlim.

***

Maradona cortado em 1978, Messi reserva em 2006, sem Ramón Díaz em 1990, sem Redondo e Caniggia em 1998 (pelo cabelo!), sem Batistuta e Crespo juntos, sem Zanetti, Verón, Cambiasso, Riquelme e Milito em 2010, sem Tevez em 2014…

E a Argentina ainda não entende por que ganhou só duas Copas.