Patadas y Gambetas

Menotti detona vaidade de Cristiano Ronaldo: “Messi é muito mais simples”

Tales Torraga

Campeão da Copa do Mundo de 1978, o ex-técnico César Luis Menotti é um dos grandes pensadores do futebol na Argentina. E nesta semana ele fez uma interessante comparação entre Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.

Para Menotti, hoje com 79 anos, o gênio do Barcelona está acima do português por um simples motivo: pensar coletivo e não ter necessidade de autoafirmação.

Messi, Menotti e CR7: Montagem/Infobae

''Messi é um anjo. Além da genialidade que sempre nos surpreende, o que mais me assombra é a simplicidade do seu jogo'', analisou Menotti, em coluna publicada no jornal espanhol ''Sport''. ''Todo o seu futebol está concebido a serviço do jogo coletivo. Messi pode ficar três minutos sem tocar na bola, mas sempre está atento e pensando em como vai ser sua próxima jogada e qual vai ser a participação dos seus companheiros'', seguiu César, que treinou o Barça em 1983 e 1984.

''Quando tem dificuldade para finalizar, Messi não tem dúvidas: busca a assistência. É isso que o faz diferente de Cristiano Ronaldo, que precisa fazer gols sempre para dizer 'eu estou aqui'. Messi não precisa. Não precisa sequer marcar um gol, porque sua presença é a construção do futebol de sua equipe. Ele é muito mais simples.''

''Ver um gol de Messi sem chuteira, como no último clássico, é a expressão máxima de seu compromisso com o jogo coletivo. Tomara que a Argentina tenha este nível na Copa. O seu jogo me encanta e me faz sonhar com o seu crescimento.''

Maior jogador da história do Barcelona, Messi vai viver um 2018 crucial: a Copa do Mundo da Rússia pode ser sua última chance de ser campeão pela seleção adulta da Argentina. Lionel ganhou o Mundial Sub-20 de 2005 e a Olimpíada de 2008. Mas nem ele tem sido capaz de pôr fim ao assustador jejum de títulos da Argentina, que em 2018 completa exatos 25 anos. A última volta olímpica da seleção principal foi – incrível – a Copa América de 1993, com Simeone, Redondo e Batistuta em campo.