Patadas y Gambetas

River espera anunciar Pratto ainda nesta semana

Tales Torraga

Embora o São Paulo afirme publicamente que conta com Lucas Pratto para 2018, o River Plate está confiante em anunciar a contratação do atacante até esta sexta-feira (5). O clube contava com o argentino já nesta quarta (3), quando abre sua pré-temporada, mas o blog apurou que outras negociações mudaram a rotina de trabalho do River – a chegada de Pratto a Núñez, porém, segue considerada certa por todos aqueles que cercam o presidente recém-reeleito Rodolfo D'Onofrio.

O jornal argentino ''Olé'' de hoje (3) traz a mesma informação, e sua matéria de capa já tem até as opiniões do outro atacante, Scocco, sobre sua dupla com Pratto.

Capa do Olé desta quarta (3) – Reprodução

A primeira razão para o desencontro de versões e o atraso da chegada de Pratto está explicada na própria capa do jornal: não há no River quem dê conta de tantas negociações simultâneas. Ontem (2), o técnico Marcelo Gallardo e o clube oficializaram um contrato de quatro anos, e em Núñez há uma verdadeira ginástica para finalizar a negociação com o excelente goleiro Franco Armani, que chega do Atlético Nacional, da Colômbia. O River fechou também a contratação do meio-campista Damián Musto, mas a negociação foi simplesmente cancelada depois de o clube descobrir que o jogador vai precisar cumprir uma suspensão por doping.

A estratégia colocada em prática pelo River seria focar no preço dessas outras duas contratações – Musto e Armani -, pois a de Pratto, com o pagamento de 11 milhões de dólares, não haveria a menor chance de barganhar. Segundo levantamento publicado hoje (3) pelo ''Olé'', será a contratação mais cara da história do clube.

Ou seja: é o ''Pratto principal'' do River 2018.

O São Paulo e o representante de Lucas, Gustavo Goñi, afirmam que não receberam propostas pelo jogador – o River sim desliza que a tratativa avançou de tal maneira que há a expectativa do acerto em breve. O desencontro de versões seria um simples caso dos ''ossos do ofício''. Basta lembrar o que foi o triângulo Boca-São Paulo-Genoa por Ricardo Centurión e todo o aborrecimento decorrente.

As negociações dos clubes argentinos com quem quer que seja têm sempre um quê de novela – nem é preciso ir muito longe para lembrar das transações que levaram Lodeiro do Corinthians ao Boca ou de Tevez do mesmo Boca à China.

O ''Olé'' publica um raciocínio semelhante: há uma evidente necessidade de a saída de Pratto do São Paulo ser silenciosa e sensível. Profissional exemplar, ele cumpriu no Brasil um trabalho ainda melhor fora de campo do que dentro. E esta mordaça prestes a ser tirada seria a maneira menos conflituosa de conduzir a sua situação.