Patadas y Gambetas

River ressuscita face ‘galinha’ e perde chance de ser o melhor de todos

Tales Torraga

Incrível. Em noite de enorme festa pelo seu aniversário de 116 anos, e jogando em um Monumental de Núñez onde costuma atropelar os rivais, o River Plate de Marcelo Gallardo mostrou sua pior cara nesta noite em Buenos Aires: a já esquecida face ''galinha'', como a equipe ficou famosa por dominar as fases prévias e acabar ''morrendo na praia'' em jogos decisivos por décadas e décadas.

Foi, em escala mais leve, más liviana, exatamente o que aconteceu nesta decepcionante quinta portenha de derrota de 2×1 para o Independiente Medellín.

O River precisava de apenas um empate para ser ''campeão da fase de grupos'', como sua torcida estava tratando esta conquista tida como mais do que certa.

Agora, o River tem pelo menos Atlético-MG e Lanús à frente. Os jogos que completam a quinta ainda podem alterar esta ordem e colocar outros times no topo.

O gol de honra do River em Núñez foi marcado pelo zagueiro Mina. Gallardo não colocou em campo a sua equipe titular, preferindo poupar seus principais nomes para a insana ''guerra fria'' contra o Boca pelo título do Campeonato Argentino, no qual está quatro pontos atrás do rival, mas ainda com um jogo a menos.

Arrancando sua campanha na Libertadores como único time 100%, o River hoje amargou ainda o fim de sua invencibilidade de 15 partidas.

O time de Gallardo foi a campo com: Velazco; Arzura, Lollo, Mina e Mayada; Domingo, Nacho Fernández, Correa, Auzqui e Andrade; Alario foi o único atacante de ofício, e ainda perdeu um pênalti no comecinho quando estava 0x0.

Tão elogiado nos últimos jogos, Gallardo hoje merece ser questionado por levar ao Monumental uma equipe tão abaixo do normal. Não era jogo para ser tratado de forma blasé, principalmente em data comemorativa. Valia, afinal, a oportunidade de atuar sempre em casa até a decisão.

Tal privilégio agora não existe mais, o que é um detalhe que pode fazer diferença nas fases finais. Tudo bem, o título de 2015 veio com a pior campanha entre as 16 do mata-mata, mas passar esta mensagem de fragilidade não estava nos planos.

Principalmente no dia do aniversário e diante de quase 60.000 fanáticos que certamente esperavam outra coisa.