Patadas y Gambetas

Advogado pede prisão de Centurión por violência contra ex-companheira

Tales Torraga

Buenos Aires está desabando na cabeça de Ricardo Centurión, 24 anos, meia-atacante do São Paulo emprestado ao Boca Juniors.

Em cidade onde a violência de gênero é tema dos mais delicados, ninguém está indiferente à denúncia apresentada por sua ex-namorada, Melisa Tozzi, que afirmou ser ''enforcada e ter três dentes quebrados'' pelo camisa 10.

Nesta quarta, o advogado de Melisa afirmou que será pedida a prisão de Centurión por ameaças e violência doméstica. ''Ela tem muitas provas e evidências da agressão exercida. Há vídeos, áudios, mensagens de textos e ameaças. Partindo da base de que ele golpeou a mulher, vamos solicitar nas primeiras horas de sexta uma ordem de prisão'', contou ao jornal ''Clarín'' o advogado Diego Storto, que representa Melisa. Agora, um juiz vai decidir se acata o pedido ou não.

''O que mais me preocupa é que Centurión faça com outra mulher aquilo que fez com Melisa'', concluiu o advogado.

A Argentina tem histórico de jogadores detidos recentemente – como o próprio ex-goleiro do Boca, Pablo Migliore, por 40 dias em 2013 por encobrir um homicídio. Migliore jogava no San Lorenzo e foi levado à prisão imediatamente depois de um jogo contra o Newell's.

Mariano Cúneo Libarona, advogado de Centurión, minimizou a denúncia: ''Temos que dividir a vida profissional de sua vida profissional, e ele tampouco matou alguém. É a vida familiar. Foi um fato menor, não houve golpes ou agressões. Falamos de lesões leves''.

Horas antes, ainda nesta quarta, Centurión e sua mãe receberam uma notificação impedindo que ambos se aproximem da ex-namorada do jogador.

O assunto sacode a Argentina em plena véspera de feriado nacional, o 25 de maio da revolução de 1810.

Vieram à tona áudios atribuídos à mãe de Centurión reforçando as ameaças e atacando Melisa. Há também uma troca de mensagens de Melisa com o jogador no qual ele confirma as agressões. Técnico do Boca, Guillermo Barros Schelotto afirmou que teve uma reunião a sós com o atleta que se recupera de lesão, mas não revelou o conteúdo da conversa.

Mediante o novo escândalo, a possibilidade de prisão, a longa lista de problemas extra-campo do jogador e a pouca eficiência da terapia iniciada por ele, o Boca, segundo o que apurou o blog, não vê a hora de se desfazer da dor de cabeça que tem sido Centurión – ''um jogador desequilibrante e uma pessoa desequilibrada'', segundo comentou um dirigente do clube.

Os últimos dias têm sido tão chocantes para Ricky que ele vem sendo apontado pela mídia argentina como pivô da separação de Diego Maradona (!) e usuário de drogas (!!), daí sua lesão no começo da derrota para o River na Bombonera.

Até como uma resposta à sociedade para tema tão delicado como a violência de gênero, hoje todos acreditam nos corredores do clube que não, Centurión não vai ser contratado em definitivo junto ao São Paulo. A transação vai ser decidida pessoalmente pelo presidente Daniel Angelici, que ainda não falou à imprensa.

* Às 9h18 de quinta: O ''caso Centurión'' está na capa dos jornais de hoje – um deles é o ''Olé'', que crava a mesma informação de ontem do blog: o Boca não vê a hora de se livrar do jogador. Resta saber agora o que o São Paulo fará com ele.

Ontem à noite, no canal de TV América, foi noticiado que Centurión já não vai mais jogar pelo Boca, e o clube sequer vai usá-lo nesta definição do Campeonato Argentino. Faz sentido. O Boca vai preservar sua imagem institucional – e não arriscar seu negócio multimilionário de venda de camisas em todo o mundo abrigando um jogador acusado de tamanhas transgressões.

O movimento ''Ni Una Menos'', que conscientiza a população mundial sobre a violência contra a mulher na Argentina, estipula hoje mais de 200 feminicídios argentinos por ano, uma média de uma morte a cada 36 horas.

Trata-se de uma loucura terrível que traumatiza famílias inteiras – e por gerações.

O tema é atual e fortíssimo em Buenos Aires no esporte e principalmente na cultura – só ver este clipe, de uma das maiores bandas roqueiras do momento, a La Beriso.

#niunamenos, locos.