Patadas y Gambetas

Baladas e barra brava: em baixa no Boca, Tevez completa 15 anos de carreira

Tales Torraga

Carlitos Tevez vive uma sexta-feira especial. Em um 21 de outubro como hoje, mas em 2001, ele estreava como jugador de primera. Já faz 15 anos. Tevez tinha 17.

Os melhores momentos deste jogo (Talleres x Boca em Córdoba) estão aqui.

A data festiva, porém, não encontra clima para grandes comemorações.

Tevez e muitos outros jogadores do Boca Juniors vêm sendo perseguidos por torcedores incomodados em vê-los nas noitadas de Buenos Aires.

O ex-ídolo do Corinthians foi fotografado no domingo em uma casa noturna portenha chamada Tropitango depois do Boca 2×0 Sarmiento na Bombonera.

É a imagem acima. Tevez vai ao Tropitango desde a adolescência. Não haveria polêmica com sua diversão se o episódio não ocorresse exatamente um dia depois de a barra brava do Boca invadir a concentração e exigir seriedade aos jogadores.

Torcedores uniformizados conhecidos por roubar e matar cobrando moral e boa conduta de atletas profissionais. É a loucura do momento na Argentina.

Tevez, claro, foi questionado sobre suas saídas: ''Cada um sabe como se cuidar, dentro de campo é preciso mostrar que está bem. Se o Boca vence, ótimo, se empata ou perde, o torcedor não fica feliz em nos ver nas baladas'', falou.

Outro assunto que contribuiu para o aumento da ira da torcida com os jogadores do Boca foi o vazamento dos nudes de Centurión, ex-São Paulo, nesta semana.

O jornal ''Crónica'' cravou em sua manchete de terça-feira que ''os gêmeos estão no piso'' – trocadilho com a pose do jogador e com o ''saco cheio'' dos gêmeos que comandam o Boca, Gustavo e Guillermo Barros Schelotto, com a situação.

Situação que, Tevez sabe bem, deixa de existir em caso de vitórias e títulos.

O Boca é o quarto no Campeonato Argentino depois de seis rodadas (está quatro pontos atrás do líder Estudiantes) e briga pela taça também na Copa Argentina.

O time volta a campo às 20h de domingo contra o Atlético Tucumán, fora.

Tevez marcou somente um gol no Argentino até aqui. Dele, a torcida espera sempre a garra do garoto de 17 anos que já não é. Faz 15 anos que não é.

E esta sexta é um bom dia para reforçar isso.

Detalhe que deixa a torcida do Corinthians com orgulho – a melhor média de gols de Tevez foi justamente com a camisa do clube: 46 gols em 77 jogos (0,60), superando sua brilhante fase de Juventus (50 gols em 96 jogos, 0,52).

O melhor Tevez de todos teria sido o Tevez do Corinthians?

(Respondo que não, e sim o Tevez da primeira passagem pelo Boca, campeão da Libertadores e do Mundial em 2003 e campeão olímpico em 2004.

A média foi baixa – 0,34 -, mas há um plus, o gol 'gallinita' que ajudou a eliminar o River da semifinal da Libertadores de 2004 em pleno Monumental de Núñez.)