Patadas y Gambetas

Boca x River: quem joga em casa leva desvantagem, indica histórico

Tales Torraga

A contagem regressiva está chegando ao fim, e é bem provável que uma insônia massiva transforme a sexta e o sábado em uma coisa só para os fanáticos por Boca Juniors e River Plate em todo o mundo. Na Argentina, então, nem se fala. As duas torcidas juntas respondem pela adesão de nada menos que 70% da população do país, que hoje é de 44 milhões de habitantes.

E dentro deste mar de previsões feitas para a histórica primeira partida da final da Libertadores, às 18h (de Brasília) deste sábado (10) na Bombonera, uma em especial merece uma análise mais detalhada. Desde que o superclássico aboliu a torcida visitante, em 2013, ganhar em sua própria casa se tornou uma raridade.

Scocco grita gol do River na Bombonera – River Plate/Divulgação

Já faz sete jogos – nada menos que três anos e meio – que o mandante não sai de seu campo como vencedor do principal confronto do futebol argentino. Aquele triunfo coube ao River, no Monumental, e ocorreu só no dia 7 de maio de 2015 – 1 a 0, gol de Carlos Sánchez, hoje no Santos, de pênalti, em uma verdadeira guerra válida pela ida das oitavas de final da Libertadores.

O histórico tampouco é diferente na Bombonera, palco da partida de amanhã. A última vitória xeneize em casa foi em 3 de maio de 2015, com um 2 a 0 pelo Campeonato Argentino, gols de Pavón e Pablo Pérez. Os dois seguem no clube e vão a campo também neste sábado.

Uma das razões indicadas para esta seca de vitórias tem a ver com a pressão que cada equipe sente em seu próprio estádio. Em vez de ser um incentivo, a presença única da sua explosiva torcida – aliada à valentia tradicional do adversário -, acaba inibindo o time mandante, que sente mais pressão e mais medo de perder do que necessariamente um apoio em busca da vitória.

No que diz respeito à Bombonera que recebe a partida deste sábado, o histórico do Boca é mesmo alarmante. Das últimas oito vezes que encarou o River em seu estádio, o Boca só venceu mesmo este confronto de 2015. Nessas oito partidas, os xeneizes fizeram apenas cinco gols, recebendo ao todo oito tentos. O River venceu três vezes, com quatro empates e a já citada vitória do Boca.

Depois de um verdadeiro caos na compra dos ingressos na tarde desta quinta no bairro de La Boca, espera-se que a Bombonera, por supuesto, esteja superlotada neste sábado. A capacidade oficial do estádio é de 50.243 pessoas, mas que ninguém se espante se cerca de 55.000 fanáticos ocuparem os assentos, as escadarias e onde mais for possível comportar gente no mítico estádio inaugurado em 25 de maio de 1940 – e que vai, para muitos, receber neste sábado o jogo mais importante de seus 78 anos de história.