Patadas y Gambetas

Presidente da Argentina impõe Tevez na Copa, diz TV

Tales Torraga

Sem um time definido e sem paz para trabalhar. Esta é a rotina de Jorge Sampaoli a um mês e meio da estreia da Argentina na Copa do Mundo. Segundo o que informou na TV o programa ''Fútbol Al Horno'', do Canal 26 neste domingo (29), o treinador agora está sendo pressionado a convocar Carlitos Tevez para o Mundial.

E a pressão não vem da AFA, que tem um mandatário, Chiqui Tapia, que é torcedor assumido do Boca. Vem de ninguém menos que Mauricio Macri, presidente da Argentina, que é amigo de Tevez. Os dois mantêm longo vínculo desde a estreia de Carlitos na equipe xeneize, quando Macri era o então comandante do clube que tinha Carlos Bianchi como técnico.

Tevez e Macri na Casa Rosada – Presidência da República Argentina/Divulgação

De acordo com o ''Fútbol Al Horno'', Sampaoli e Jorge Messi, pai de Lionel, se reuniram em Puerto Madero para tratar do ''caso Tevez'' e da imposição presidencial com relação a Carlitos na Rússia. O programa foi taxativo ao dizer que a presença de Tevez na última Copa do Mundo de Messi não é bem-vinda, e que Sampaoli agora tem mais uma dificuldade para resolver nesta preparação para o Mundial. O trecho em que o programa analisa a questão é este.

Tevez está com 34 anos e em campo não faz por merecer uma convocação, pois anda em fase das mais apagadas pelo Boca. Quem viu o jogo contra o Palmeiras na Bombonera sequer pôde entender como ele ficou quase 90 minutos em campo (só saiu aos 41 do segundo tempo). Está mal fisicamente por conta de uma lesão da panturrilha que o tirou de campo por três semanas – lesão que a imprensa argentina atribuiu a uma pelada na prisão, o que o atacante sempre negou.

Programa ''Fútbol Al Horno'' deste domingo (29) – Reprodução

A lógica argumentada no Canal 26 é que, além da amizade com Tevez, a Macri interessa sempre agradar a torcida do Boca, pois em 2019 ele tentará a sua reeleição para a Presidência da República. Carlitos disputou duas Copas do Mundo pela Argentina, em 2006 e 2010, e sua presença na Copa de 2014 foi bastante pedida no país. O cenário de agora é diferente – a sensação que se tem é que ele sequer merecia ser titular no Boca, quanto mais um jogador para defender a Argentina em uma Copa do Mundo.

Sampaoli vai entregar a sua lista dos 35 pré-convocados até o dia 14 de maio. A relação definitiva, com 23 nomes, será anunciada em 6 de junho.

A estreia argentina no Mundial ocorre dez dias depois, contra a Islândia, às 10h (de Brasília) de um sábado. Nigéria e Croácia são as duas outras adversárias da azul e branca na primeira fase do Mundial.