Patadas y Gambetas

‘Vi Deus na final da Copa de 78’, conta Fillol

Tales Torraga

A vitória por 3 a 1 sobre a Holanda na final da Copa do Mundo de 1978 gerou uma verdadeira catarse entre os argentinos. O que não se sabia até esta semana é que ela gerou também uma experiência mística. Chorando bastante, o goleiro Pato Fillol disse que a sequência da famosa foto ''Abraço de Alma'' ocorreu porque ali, naquele exato momento, ele viu e sentiu a presença de Deus.

Fillol chora em entrevista na madrugada desta segunda – Telefe/Reprodução

Fillol descreveu o episódio ao programa ''Podemos Hablar'', da TV argentina Telefe.

''Termina o jogo, caio ajoelhado, cruzo as mãos sobre meus ombros e olho para baixo. Aparece para mim uma imagem e há um diálogo'', afirmou, chorando.

''Há um diálogo muito forte e lindo. Não sei quanto tempo leva, mas sinto que alguém se joga em cima de mim. Era Tarantini. Mas o diálogo ocorreu antes. Vou contar algo que segue me emocionando e que me arrepia a pele. Era Deus. É incrível porque apareceu exatamente no momento em que a Argentina era campeã pela primeira vez na história.''

''Às vezes vejo na TV o que as pessoas falam sobre aparições. Alguns acreditam, outros não. Eu tenho isso como verdade porque vivi esta situação'', concluiu Fillol, que está com 67 anos e acaba de lançar uma ótima autobiografia na qual narra que foi ameaçado de morte pelos militares nos tempos da ditadura.

O histórico 'Abrazo del Alma' – Ricardo Alfieri/El Gráfico/Reprodução

O ''Abraço de Alma'' é, de fato, uma das mais lindas fotos da história do futebol, retratada por Ricardo Alfieri para a revista ''El Gráfico''. Nela, Fillol e o lateral Tarantini se abraçam, ajoelhados no gramado do Monumental de Núñez instantes depois do apito final do árbitro italiano Sergio Gonella. Ao lado de ambos está o torcedor Victor Dell'Aquila, que invadiu o campo mesmo sem ter os braços.

Os três – Fillol, Tarantini e Dell'Aquila – se juntaram outra vez, quase 40 anos depois, para um comercial em 2014. O resultado é maravilhoso. Está aqui.