Patadas y Gambetas

O dia em que o Boca levou 9 a 1 do Barcelona

Tales Torraga

Barcelona e Boca Juniors jogam às 13h15 (de Brasília) de hoje (15) no Camp Nou pelo Troféu Joan Gamper, tradicional encontro amistoso que o clube catalão realiza desde 1966. O confronto dos dois gigantes mundiais será, por supuesto, interessante por si só, ainda mais colocando os desafetos Tevez e Messi em cada lado do campo, mas é impossível olhar para os dois clubes sem se lembrar de um outro Barça x Boca ocorrido em 1984 e terminado com vitória catalã por…9 a 1.

O placar histórico no Camp Nou – Revista Goles/Reprodução

O técnico do Boca era um brasileiro, Dino Sani, que amargou o pior resultado da história xeneize, contando amistosos e partidas oficiais. Em 1984, o Boca viveu, de longe, a temporada recente mais negativa da equipe, muito distante dos títulos e de uma condição mínima de estrutura, com a Bombonera ameaçada de desmoronamento e com o time perdendo jogadores como Ruggeri e Gareca para os principais rivais. Aquele Boca sofria demais para fazer frente aos grandes clubes argentinos daqueles tempos, como River Plate, Independiente e Argentinos Juniors.

Fora da Argentina, então, a situação ainda era mais crítica, como se percebeu com o 9 a 1 em uma partida que inicialmente serviria apenas para faturar. Com 30 minutos de jogo já estava 2 a 0 – aos 33, o carniceiro Roberto Passucci foi expulso, e o Barça aumentou para 3 a 0 antes do final do primeiro tempo, e com um homem a mais em campo. Com 20 minutos do segundo, já estava 7 a 0 – una locura.

A ficha com as escalações e os gols é esta aqui (o vareio foi tão grande que até deixaram escapar um acento no Júniors):

Mais vergonhosa do que esta passagem do Boca, apenas uma outra, ocorrida também em 1984, quando a equipe jogou uma partida pelo Argentino – contra o Atlanta, na Bombonera – com camisas de treino improvisadas como uniforme reserva. Detalhe: a numeração foi igualmente improvisada, pintada com canetinha e se desfazendo ao longo do jogo. Mas deixamos este assunto para outro dia – não sem antes mostrar um registro deste bizarro momento da história argentina.

Boca x Atlanta em 1984 – Goles/Reprodução