Patadas y Gambetas

Como Icardi e Lautaro Martínez serão ‘os’ caras da nova Argentina

Tales Torraga

A renovação tão pedida pela torcida argentina vai ser levada adiante até mesmo pelo comando interino da seleção. O técnico Lionel Scaloni e o auxiliar Pablo Aimar já começaram a definir a lista de convocados para os primeiros amistosos da equipe pós-Sampaoli, e dois nomes serão especialmente trabalhados como as referências deste novo processo. E ambos jogam no mesmo time, a Inter de Milão, que espera bastante nesta temporada do que pode vir a fazer a dupla formada por Mauro Icardi e Lautaro Martínez.

A Argentina volta a campo nos próximos dias 7 e 11 de setembro para amistosos contra Guatemala (em Los Angeles) e Colômbia (Nova Jersey). A idade, a condição técnica e o entrosamento colocam Icardi (25 anos) e Martínez (20) nesta posição de destaque – em que pese a possibilidade de saída de Icardi para o Real Madrid -, e ambos não estão rotulados por tantas derrotas e por tantos vexames. Os dois contam também com boa aceitação do público, sedento por mudanças e caras novas na equipe nacional.

Muitos outros jovens devem ser chamados por Scaloni. Uma lista bem coerente publicada nesta segunda (13) pelo jornal ''La Nación'' traz os nomes de Ascacibar, Paredes, Kranevitter, Pezella, Ocampos, Ramiro Funes Mori, Lucas Alario e Santiago Cáseres, além de Dybala, Lo Celso, Mercado, Tagliafico e Acuña – os organizadores dos amistosos exigem uma cota de convocados com presença no último Mundial.

Os representantes do futebol local, por supuesto, terão a sua vez – Pavón, Meza e Armani, trio que esteve na Rússia, também está garantido -, e outros dois que surgem com boas chances são o zagueiro Lisandro Magallán, do Boca, e o volante Matías Vargas, do Vélez.

Chiqui Tapia, presidente da AFA, já disse que ''o ciclo dos históricos está encerrado''. Isso significaria, a princípio, que Di María, Agüero, Higuaín, Banega, Biglia e Mascherano não devem mais vestir a camisa da seleção, embora os três primeiros ainda sejam mantidos em alta cotação pelo atual comando técnico. Dois medalhões chamados por telefone e convidados ainda nesta próxima semana serão o goleiro Sergio Romero e Lionel Messi. O arqueiro é visto como um líder positivo e que pode ajudar a seleção neste momento de mudança. Já Messi, segundo apurou o blog, estaria disposto a voltar à equipe somente na Copa América do ano que vem, no Brasil.