Patadas y Gambetas

Agüero fora da Copa? Argentina despista, mas o risco existe

Tales Torraga

Ninguém na Argentina esperava por essa. A artroscopia que Sergio Agüero realizou no joelho esquerdo nesta terça (17) vai complicar demais a sua preparação para o Mundial da Rússia.

E como está a cabeça de Sampaoli com esta novidade? Com as veias saltadas e pegando fogo.

Embora a previsão informada por Agüero seja de que ele volte a treinar em três ou quatro semanas, o corpo médico da seleção sabe que o atacante só vai estar apto a jogar depois que o Manchester City fechar a sua participação na Premier League. A última partida da equipe na Inglaterra vai ser em 13 de maio. Ou seja: ele não terá condições físicas de competir até lá.

Tais diagnósticos também são tomados na Argentina com grande desconfiança – em 11 de março, por exemplo, Agüero havia informado pelas redes sociais que estava com desconforto no joelho e que voltaria em duas semanas.

E não foi nada disso.

Sampaoli a princípio não pensa em tirar Agüero da sua lista de 35 ou de 23 nomes para viajar à Rússia. Mas ele já tem também três jogadores na manga para ocupar a vaga que seria do astro do City caso a sua condição física não seja das melhores, e esse trio é composto por Lautaro Martínez, Paulo Dybala e Mauro Icardi.

Embora o entorno de Agüero e de Sampaoli deem declarações otimistas, um médico com história na seleção argentina esclareceu que a recuperação não será das mais simples. ''A natureza é a natureza. Podem forçá-lo, mas Agüero não vai chegar à Copa com 100% de suas condições'', afirmou Horacio De Agostino, que trabalhou na seleção com Alfio Coco Basile, em entrevista à TV TyC Sports.

''Ficou claro que os médicos tentaram resolver de um modo conservador, sem operar, mas não conseguiram. Uma artroscopia a 60 dias do Mundial é preocupante. Quando alguém tem lesões antigas, a recuperação nunca é rápida.''

Agüero, vale lembrar, também viajou ao Brasil machucado em 2014 e pouco esteve em campo. Seu triste déjá vu de contusões com a azul e branca inclui duas minguadas datas para conferir se suas condições físicas serão boas até a eventual estreia no Mundial da Rússia. A Argentina enfrenta a Nicarágua em 29 de maio (em Buenos Aires) e Israel em 9 de junho (em Tel Aviv).

Vai ser suficiente? Vai ser escalado como titular? Ou como reserva? Ou vai ser melhor confiar em um jogador mais inteiro?

Sampaoli precisou se virar sem Agüero nas Eliminatórias. Quem diria: pode precisar encontrar respostas sem El Kun também no Mundial – aquele que deve ser o seu último, pois ele completa 30 anos em junho e está também desgastado demais com esta interminável e infernal sina de derrotas da Argentina.