Patadas y Gambetas

Os ingleses vão torcer para a Argentina?

Tales Torraga

Argentina e Itália farão um badalado amistoso nesta sexta (23) no Etihad Stadium, em Manchester. A casa do Manchester City deve estar lotada. Segundo a AFA, todos os 55.000 ingressos para o jogo das 16h45 (de Brasília) já foram vendidos.

Mais do que qualquer observação técnica, a grande dúvida que agita as conversas em Buenos Aires é saber se os ingleses, afinal, vão torcer para a seleção argentina.

A equipe de Jorge Sampaoli vai jogar na casa do Manchester City, onde o zagueiro Otamendi e (principalmente) o atacante Agüero são ídolos. Mas Agüero não deve ir a campo – está com dores no joelho e deve ser preservado. A seleção já o escalou, porém, para ele ser o elo entre a equipe e o público. Os portenhos não querem perder a oportunidade de ver, ao menos por um instante, a inusitada cena que é tratada como a ''rendição inglesa à capacidade argentina''. Mamita querida!

Agüero e Otamendi comemoram pelo City – Manchester City/Divulgação

Ao contrário do que muitos pensam, os grandes rivais da Argentina no futebol são os ingleses, e não os brasileiros.

Nesta avaliação, pesa demais a lamentável Guerra das Malvinas, ocorrida em 1982 e que terminou com 649 soldados argentinos mortos pelos ingleses que recuperaram o arquipélago. O próprio técnico Jorge Sampaoli é visto entre os portenhos como um típico anti-britânico. Foi por conta desta animosidade entre os dois países que ele recusou o cargo de treinador do Chelsea há duas temporadas.

Argentina e Inglaterra já se enfrentaram em Copas em cinco ocasiões, com três vitórias inglesas (em 1962, 1966 e 2002), uma argentina (em 1986, com os gols – de mão e de placa – de Maradona) e um empate em 1998 pelas oitavas de final, quando a Argentina de Passarella eliminou a Inglaterra nos pênaltis.

Na Corrientes ainda dá para encontrar… – Reprodução

(Fica a dica de leitura: Argentina vs. Inglaterra – Mundiales de Fútbol y otras guerras, obra do jornalista inglês David Downing apenas sobre esta rivalidade.)