Lanús amplia capacidade de estádio na véspera da final
Tales Torraga
A poucas horas de decidir a Libertadores da América pela primeira vez em sua história, o Lanús se prepara para receber, na finalíssima das 21h45 (de Brasília) desta quarta (29), contra o Grêmio, muito mais torcedores do que está acostumado.
Nesta segunda (28) e terça (29) era possível ver no estádio a retirada de cadeiras do setor Emilio Chebel para aumentar a capacidade disponibilizada aos torcedores. O Lanús não informou a quantidade de ingressos que foi colocada à venda, e as entradas estão praticamente esgotadas. O preço delas variou de 300 a 2000 pesos (entre 50 e 333 reais). A capacidade oficial do Estádio Néstor Díaz Pérez, mais conhecido como ''A Fortaleza'', é de 47.027 pessoas. O clube diz não ver problemas em tais reformas – alega que ''tudo está sendo feito sob supervisão da Conmebol e com a intenção de garantir as melhores condições possíveis ao público''.
Nas ruas de Lanús e nas redes sociais há uma reclamação constante sobre a falta de entradas para a decisão, e tal sensação faz o clube se precaver contra invasões e outras maneiras que a torcida certamente vai tentar encontrar para não ficar fora de partida tão importante. O clube e a população de Lanús mantêm uma relação muito próxima e cordial, e há uma grande dúvida – por enquanto pacífica – sobre o que fazer com os torcedores que não conseguirem as entradas.
Não há, pelo menos por enquanto, um discurso de ódio e de revide aos gremistas pelos maus-tratos sofridos no jogo de ida, em Porto Alegre. A torcida grená sabe que chegar à final da Libertadores pela primeira vez é o maior cartaz possível para um clube que tem várias ações sociais – e que preza, mais que os resultados, pelo bem-estar da população.
Pelo menos na véspera, ninguém em Lanús cogita violências como as de 1997, quando o Atlético-MG foi massacrado em uma batalha campal por outra final, mas da então Copa Conmebol.
Convém ouvir as promessas com uma certa desconfiança.
O discurso pacífico deve ser modificado à medida em que a final for se aproximando, e a possibilidade de título inédito para o Lanús pode alterar este tom. A estadia dos jogadores do Grêmio em Buenos Aires, por enquanto, está sendo tranquila. Os 5.000 torcedores gaúchos esperados em Lanús vão chegar à cidade na manhã e tarde desta quarta-feira (29), quando a hospitalidade grená será realmente colocada à prova.