Patadas y Gambetas

Presidente do Lanús promete estátua a atacante

Tales Torraga

Relaxado e otimista, o Lanús realizou apenas treinos leves neste final de semana. Como pediu para adiar o seu jogo deste domingo contra o Godoy Cruz pelo Campeonato Argentino, a equipe que decide a Libertadores nesta quarta, às 21h45 (de Brasília), contra o Grêmio, pôde se concentrar apenas na preparação para a finalíssima – enquanto o Grêmio precisou dividir suas atenções com o confronto que fez com o Atlético-GO. Jogando com os reservas, o tricolor gaúcho ficou no 1 a 1.

Na imensa euforia que toma conta de Lanús nas horas prévias a esta decisão, o presidente do clube, Nicolás Russo, supreendeu com uma promessa que já mexe com os ânimos de um dos grandes nomes da equipe para esta final. Ele afirmou que o atacante Lautaro Acosta, de 29 anos, terá uma estátua na sede do Lanús.

Acosta contra o Grêmio – Lanús/Divulgação

A inauguração da estátua até já tem data: 3 de janeiro. Acosta é considerado o jogador mais importante da história do Lanús. Cria do clube e com bastante chances de integrar a seleção argentina na Copa do Mundo da Rússia, ele é de uma família que pratica diversas outras modalidades no Lanús. ''Acabamos de nos classificar para a final e, mesmo emocionados com a vitória sobre o River, ele pediu a mim e a outros dirigentes para fazermos uma reunião para falar das Divisões Inferiores. Acosta cresceu muito como pessoa'', declarou o presidente ao ''Clarín''.

O mandatário do Lanús promete que Lautaro não vai deixar a equipe, por mais que receba propostas do Cruzeiro, do México e da Arábia Saudita. ''Ele vai seguir aqui. E no futuro vai ser técnico e presidente do Lanús'', concluiu Nicolás Russo.

O Lanús treina na manhã desta segunda e já inicia a concentração para a partida de quarta (29). O time já está definido para a decisão. Suspenso com três amarelos, o zagueiro Diego Bragheri vai ser substituído por Marcelo Herrera, que era titular da equipe no começo do ano. Herrera é um defensor firme. Tem 25 anos e 1,85 metro.

Há uma enorme comoção em Lanús, município que fica na periferia de Buenos Aires, e isso vai ser perceptível também nesta segunda (27) com a venda e retirada dos ingressos para a finalíssima na sede do clube. O próprio técnico da equipe, Jorge Almirón, faz questão de pedir a presença dos torcedores em entrevistas e em imagens que circulam nas redes sociais, como esta, do diário ''Olé''.

Almirón pede apoio da torcida em cartaz – Olé/Reprodução

O próprio ''Olé'' é um bom termômetro para avaliar a confiança do torcedor argentino – e não só do Lanús – para esta decisão contra o Grêmio. Em enquete na home no site do diário, a confiança na virada é gigante, como mostra o resultado.

Enquete no site do ''Olé''