Patadas y Gambetas

Lanús vai à Conmebol por maus-tratos em Porto Alegre

Tales Torraga

O Lanús vai apresentar à Conmebol nesta sexta-feira (24) uma queixa formal sobre ''os maus-tratos que sua torcida recebeu em Porto Alegre''.

O clube junta testemunhos e documentos para apontar as falhas no sistema de segurança da decisão da última quarta-feira (22). De acordo com o Lanús, os torcedores da equipe argentina chegaram a Porto Alegre percorrendo avenidas repletas de gremistas, que apedrejaram os ônibus dos seus fanáticos.

Torcedores do Lanús nas redes sociais narram a truculência em Porto Alegre, e tais mensagens vão servir para o clube embasar a queixa – que deve conter também a tentativa de agressão que o goleiro Andrada sofreu de um gandula.

Será igualmente motivo de protesto do clube argentino o fato de oito dos 45 ônibus da sua torcida ter entrado na Arena do Grêmio apenas no final do primeiro tempo. O Lanús argumenta que tal atitude foi uma ordem da polícia gaúcha.

E a saída foi ainda mais tumultuada.

A torcida do Lanús só deixou a Arena do Grêmio às 2h (de Brasília), porque a ordem era esvaziar a arquibancada local antes do visitantes. Quando os argentinos chegaram aos ônibus, muitos estavam quebrados – e, na saída da cidade, voltaram a ser apedrejados, de acordo com o relato dos torcedores.

Segundo o jornal ''Olé'', o ônibus que levava os jogadores do Lanús também foi alvo de pedradas na chegada ao estádio – a diretoria não quis confirmar esta informação ao blog por preferir se concentrar na queixa que vai formalizar nas próximas horas.

A hostilidade que espera o Grêmio na Argentina já é das maiores.

As redes sociais estão repletas de mensagens em tom de ameaça como ''agora os visitantes vão ser eles'', em referência ao Grêmio decidir a Copa em Lanús na próxima quarta (29).

Há também a ampla divulgação de onde o Grêmio vai se hospedar em Buenos Aires, com um convite a se fazer foguetório no local.