Seleção uruguaia doa dinheiro a atletas que estão sem receber na 2ª Divisão
Tales Torraga
Montevidéu está (muito) fria e (ainda mais) chuvosa nesta quinta (24) da ''noche de la nostalgia'', comemoração que vai lotar os bares, discotecas e restaurantes da capital. E um dos temas que aquecem a cidade nesta semana prévia ao clássico contra a Argentina é o generoso gesto que a seleção celeste acaba de oficializar.
Todos os jogadores da seleção uruguaia resolveram doar seus direitos de imagem para os atletas da Segundona do país que estão sem receber.
Os capitães das equipes que no Uruguai equivalem à Série B recolheram a verba na sede da AUF (a Associação Uruguaia de Futebol) nesta quarta-feira para repassar aos colegas de time. O dinheiro colocado à disposição era referente a uma dívida de 2015 que a AUF tinha com os atletas da seleção – o dinheiro foi liberado só agora.
Ao todo, 370 jogadores da Série B vão receber US$ 1.700 dólares cada um – um dólar vale cerca de 28 pesos uruguaios, e esta doação vai corresponder a dois salários e meio para cada jogador.
“Nós estamos com esta seleção até a morte. É muito difícil explicar que este tipo de jogador doe dinheiro assim. Isso não ocorre em nenhuma outra parte do mundo e demonstra a união entre os uruguaios. Estamos mais gratos que nunca”, afirmou Nicolás Schenone, capitão de uma das equipes da Série B, o Canadian, ao jornal ''El País''. Segundo o jogador, somente uma minúscula minoria dos times da Segundona que está com as contas em dia.
A seleção do Uruguai tem, de fato, o histórico de doações a vítimas de enchentes, além de periódicas colaborações financeiras a clubes pequenos do país.