Patadas y Gambetas

Maradona: “Larguei as drogas há 13 anos e hoje sou um homem muito feliz”

Tales Torraga

Maior jornal da Argentina, o ''Clarín'' publica nesta segunda-feira (13) uma longa entrevista com o eterno El Diez Diego Armando Maradona, hoje com 56 anos.

Entre as habituais polêmicas e provocações sobre a política argentina e sobre sua atuação como dirigente da Fifa, a conversa teve um momento mais humano: Diego falou que hoje é ''um homem muito feliz'', pois está longe das drogas desde 2004.

maradonacafe

CLARÍN/EMMANUEL FERNÁNDEZ

''Não lembro da última vez que usei droga. Faz 13 anos que a larguei e estou muito feliz porque acordo como quero acordar, controlo meus horários, posso ter uma agenda, posso trabalhar, posso ter compromissos com as pessoas, posso cumprir com meus filhos, posso ir ao cemitério ver meu velho e minha velha, e estou em paz com Deus. Me reconciliei com a Igreja com Francisco, que para mim está fazendo um trabalho bárbaro e Deus queira que ele siga. Ele tem todo meu apoio.''

O discurso de Maradona vai na contramão do que temeu a Argentina durante a Olimpíada do ano passado. Diego engatou uma série de entrevistas e atitudes confusas e deu a entender que sua saúde voltava a ter problemas.

''Estou muito feliz. Estou bem com meus filhos. Com minha mulher, Rocío, que eu amo profundamente. Estou bem com as minhas irmãs e com meu neto Benjamín, que é o maior de todos. E também com Dieguito Fernando [seu filho mais novo, de três anos], que é um amor. Quando estava casado, eu perdia os dias festivos da escola das minhas filhas, porque sabia que o tinha que fazer porque senão não entrava dinheiro em casa. Fiquei muito tranquilo ao ver que Dieguito me reconhece. Joguei bola com ele e Benjamín.''

Em paz com a família e com a vida, Maradona está animado em ir a Madri para ver o seu Napoli contra o Real. Mero bate-volta. Ele é esperado em Buenos Aires para acompanhar o nascimento da filha de um amigo já no final de semana.

Diego só perde o tom tranquilo ao detonar, mais uma vez, o técnico Edgardo Bauza e o atacante Mauro Icardi: ''Não quero mais falar com o Patón. Há coisas que se fazem e que não se perdoam'', se referiu à relação de Icardi com Wanda Nara, ex-mulher de Maxi López. ''Quero ver o Bauza perguntando para Messi se ele quer comer na casa de Icardi. Ou que Icardi vá comer na casa de Messi, de Agüero ou de quem seja da seleção depois do que ele fez com o Maxi.''

As críticas maradonianas a Bauza são pela sua visita a Icardi na semana passada na Inter de Milão, onde o atacante tem brilhado. Maurito é dado como certo na convocação da Argentina em março, algo que Diego já atacou mais de uma vez.