Patadas y Gambetas

Nada de Bombonera: Monumental vai receber Argentina x Chile em março

Tales Torraga

Depois de muitas idas e vindas, veio a confirmação: o crucial Argentina x Chile pelas Eliminatórias vai ocorrer no Monumental de Núñez, e não na Bombonera. A reedição da final das últimas duas edições da Copa América será em 23 de março.

A informação veio do presidente do River Plate, Rodolfo D'Onofrio, que está em Orlando acompanhando a equipe na Florida Cup.

O verdadeiro Boca x River que virou a escolha da sede portenha para encarar o Chile começou ainda em novembro, antes mesmo da dupla fecha que colocou a Argentina contra o Brasil e a Colômbia. O primeiro a levantar a voz a respeito foi o técnico Edgardo Bauza, que disse haver uma preferência dos jogadores pela cancha do Boca – o que Javier Mascherano negou pouco antes do Natal.

A questão toda, evidentemente, foi resolvida pelo dinheiro. Afundada em dívidas e sem um peso furado em seus cofres, a AFA fez um leilão entre os dois clubes para definir quem oferecia mais pelo confronto. O blog apurou que o River abriu mão do aluguel que cobraria pelo uso do estádio, daí a escolha pela cancha que há décadas é a casa da seleção argentina em Buenos Aires – não à toa, é a maior e a que oferece mais ingressos para lucrar com o partidazo. A capacidade do Monumental é de 65.000 lugares; cabem 50.000 na Bombonera.

Jogar em Buenos Aires é uma exigência de Bauza, que deixou clara a necessidade de evitar viagens – a seleção fez um tour pelo interior nos últimos meses – e aproveitar o reduzido tempo de treinamento que terá à disposição.

A Argentina é a quinta colocada nas Eliminatórias e está um ponto atrás do Chile. Hoje, jogaria a repescagem. Faltam seis partidas para o fim das Eliminatórias.