Patadas y Gambetas

River e Estudiantes ostentam na Disney – e a Argentina mal paga salário…

Tales Torraga

Excelente sacada, a da imprensa portenha neste sábado (14). Enquanto River Plate e Estudiantes de La Plata ''transformam os sonhos em realidade'', como indica o slogan da Disney, e promovem a Florida Cup ao lado do Mickey, o futebol argentino atravessa sua pior crise financeira pós-corralito, o lamentável confisco de depósitos bancários que ajoelhou o país em 2001.

Além do vice-líder Newell's, cujos jogadores quiseram boicotar a pré-temporada por falta de salários, o Banfield surtou nesta semana com o elenco revelando que está acumulando dívidas porque não vê um peso sequer desde outubro – entre os atletas, um grande conhecido do Brasil, o ex-corintiano Santiago ''El Tanque'' Silva.


A realidade de River e Estudiantes dos Estados Unidos é oposta. Ambos têm a melhor das estruturas e estão distantes no espírito e no bolso do colapso financeiro que desidrata a Argentina.

Mesmo o Boca, o poderoso Boca, encontra dificuldades de dinheiro na reposição de elenco depois da saída do goleiro Orión e, claro, depois do sumiço de Tevez, que se mandou para a China sem sequer falar com a imprensa argentina.

Enquanto tudo isso, o atacante Sebastián Driussi, do River, e o volante e presidente Juan Sebastián Verón, do Estudiantes, posavam ao lado do Mickey no castelo mágico da Disney nesta sexta-feira 13.

Engraçado: Driussi tentou colocar um cachecol do River no Mickey, e foi rapidamente freado pela segurança.

Os ''millonarios'' – apelido apropriadíssimo, o do River – estreiam na Florida Cup às 17h (de Brasília) deste domingo contra o…Millonarios, da Colômbia.

Às 19h30, também deste domingo, Verón é esperado como titular para voltar ao Estudiantes, contra o Bahia.

Pré-temporada na Disney de uma temporada que corre risco de sequer acontecer por absoluta falta de dinheiro.

Somos Argentina. Ahí vamos (gracias, Cerati).