Presidente-jogador: Verón, 41, treina até nas festas para voltar aos campos
Tales Torraga
Nada de mesa farta, nada de pernas para o ar. La Brujita Juan Sebastián Verón teve um Natal incomum para quem é presidente de um clube de futebol. Tudo porque ele leva adiante a promessa que fez aos torcedores do Estudiantes de La Plata de voltar à campo e jogar a Libertadores do ano que vem.
Verón está com 41 anos – fará 42 em março, durante a competição continental. Ele passou o Natal treinando. Fez musculação, massagens e exercícios de explosão moderada, tudo traçado e observado em tempo real pelo preparador físico do clube, que vive a saia-justa de ser avaliado de muito perto por quem lhe paga os salários e tem voz de mando para demiti-lo a qualquer momento.
Há uma trupe designada a cuidar do presidente-jogador. Fisioterapeutas, nutricionistas e até psicólogos acompanham Verón neste momento da preparação que inclui contato constante tanto presencialmente quanto por mensagens. É a ''Operação Verón'', como tem sido tratada em La Plata.
Houve apenas dois treinos com bola de Juan Sebastián com o restante do grupo. A convivência com os atletas vai ser intensificada logo depois da virada do ano, quando o Estudiantes estreia na Florida Cup contra o Bayer Leverkusen no dia 8.
A grande curiosidade argentina é saber como será a relação de Verón com seus colegas de time – que, afinal, são também seus empregados. La Brujita é amigo do técnico Nelson Vivas: ''Ele será tratado como um jogador comum, mas é claro que seu olhar no treinamento e no convívio vai nos ajudar a discutir reforços e maneiras de montar a equipe. Mas cada um com sua função e sempre com respeito'', disse.
Verón deve ser reserva do ótimo Santiago Ascacibar, de 19 anos, titular da Argentina que disputou a Olimpíada no Rio. Além de excelente jogador, Ascacibar é um exemplo de maturidade intelectual. Estuda antropologia e fala sobre a vida com desenvoltura, algo que já chocou Verón: ''Em vez de correr por mim, vou pedir para este garoto pensar por mim'', brincou La Brujita, em declaração tida como marqueteira – Ascacibar é hoje o atleta do clube com maior potencial de venda.
O Estudiantes está no Grupo 1 da Libertadores, com Atlético Nacional-COL e Barcelona-EQU. O quarto time será definido entre Botafogo-BRA, Olimpia-PAR, Colo-Colo-CHI, Deportivo Municipal-PER, ou, ufa!, Independiente Del Valle-EQU.