Patadas y Gambetas

Ex-técnico de Argentina e Chile, Loco Bielsa vira peregrino religioso

Tales Torraga

Ex-técnico das seleções de Argentina e Chile, Marcelo El Loco Bielsa, de 61 anos, vive um fim de semana inusitado para um profissional do futebol. Ele está em peregrinação religiosa por Antofagasta, no norte chileno, a 1.100 km de Santiago.


Bielsa está ao lado de um sacerdote jesuíta chamado Felipe Berríos, que ajuda 3.500 famílias com oficinas de corte, costura, culinária e alfabetização.

El Loco está sem treinar um time desde agosto do ano passado, quando deixou o Olympique de Marselha. Seu nome hoje está sondado no Lille, também da França, e no River Plate, caso a saída de Marcelo Gallardo se concretize.

A religião faz parte da sua maneira de ser desde a infância. Na carreira, Bielsa recorreu a conventos ao menos em duas ocasiões.

A primeira, em 2002, quando sua arrasadora Argentina de Ortega, Gallardo, Simeone e Batistuta foi eliminada da Copa do Mundo logo na primeira fase. ''Fiquei lá em silêncio durante dois meses, só vendo vídeos e lendo livros de futebol. Comecei a falar sozinho, e aí percebi que precisava voltar à vida normal'', contou.


A outra situação famosa ocorreu em 2011. El Loco treinava o Athletic de Bilbao, da Espanha. Em uma vitória por 3×1 sobre o Osasuña, Bielsa colou cartazes no banco de reserva com o nome de ''Clarisa'', e foi obrigado pelo árbitro a jogá-los fora.

A imprensa espanhola decifrou o ''Enigma Clarisa''. O cartaz era um agradecimento ao Convento de Santa Clarisa, em Bilbao, onde o Loco permaneceu em retiro enquanto dirigia o time espanhol.

Não se sabe se Marcelo Bielsa seguirá suas atividades em Antofagasta ou se vai voltar ao futebol. O mistério e a total imprevisibilidade são suas principais marcas, vide quando se demitiu da Lazio depois de apenas dois dias em julho deste ano.

Ele não dá uma entrevista exclusiva desde 1998, quando assumiu a seleção argentina. Justifica sua atitude dizendo que assim não faz discriminação entre um veículo grande ou pequeno, e que todos merecem dele um tratamento igual. Bielsa só fala em entrevistas coletivas. Muitas delas chegam a durar horas.


El Loco foi evasivo ao falar da peregrinação no Chile. Sua resposta acabou sendo a mesma sobre o questionamento do cartaz escrito ''Clarisa'': ''São coisas pessoais, cujo objetivo é a generosidade e a causa da felicidade no outro''.