Patadas y Gambetas

Greve de jogadores ameaça início do Campeonato Argentino

Tales Torraga

Marcada para esta sexta-feira (26), a abertura do Campeonato Argentino da temporada 2016/2017 corre considerável risco de não ocorrer nesta semana.

Amanhã (23) em Buenos Aires haverá uma reunião com os capitães de todos os clubes da Primeira Divisão. O motivo: decidir se acompanham ou não a greve que já decretou o adiamento das divisões de acesso, o 'Ascenso' na Argentina.

Os clubes argentinos sofrem com a falta de dinheiro. Os pequenos e distantes da divisão principal, ainda mais. O cenário é miserável. Na Argentina, o 'paro', como chamam as greves, tem maciça adesão cotidiana – claro que no esporte também.

''Não vamos atrasar porque queremos, e sim porque não podemos'', falou o vice-presidente do Nueva Chicago, da B Nacional (equivalente à Série B no Brasil), em acalorada entrevista nesta segunda (22) ao canal de TV TyC Sports.

A grave por solidariedade é possibilidade concreta, conforme declarou o presidente do Boca Juniors, Daniel Angelici, ao jornal ''La Nación''. Ele prevê que o Argentino não vai começar neste final de semana, mas é contrário à medida: ''Se é para parar, que se pare por seis meses para que se ajuste tudo, não por 15 dias'', afirmou nesta segunda-feira à rádio Belgrano, de Buenos Aires.

O Argentino 2016/2017 tem 30 clubes. Todos jogam contra todos em turno único. A única partida que se repete até o final (previsto para 29 de maio) é o clássico.

River x Boca, por exemplo, jogam primeiro no Monumental. Depois, na Bombonera. Assim será com os 30 times que trocarão o mando de campo com o maior rival.

O campeonato que está em andamento e que a princípio não corre risco é a Copa Argentina, que nesta segunda (22) às 21h10 terá o Boca Juniors enfrentando o nanico Santamarina, de Tandil. Tevez será titular. Centurión estará no banco.

Jogo único e em campo neutro, ocorre na província de Formosa em estádio com capacidade para 23.000 pessoas. Quem ganha vai para as oitavas-de-final contra o Lanús, atual campeão do Argentino. O Boquita também saca chapa de atual campeão – bateu o Rosario Central há nove meses na final da Copa Argentina.