Patadas y Gambetas

Imprensa argentina aplaude Brasil e Maracanã: ‘Já não falam mais da Marta’

Tales Torraga

Grande admiradora do Maracanã, a Argentina aplaudiu a conquista da medalha do ouro do Brasil no mítico palco. Não houve torcida contra. Nem da imprensa, nem do público em geral em Buenos Aires. É impossível para a Argentina hoje desejar qualquer vitória da Alemanha, sua algoz nas últimas três Copas do Mundo.

Não houve muita comoção. A final teve forte concorrência: as famosas ''prévias'', quando as pessoas se juntam antes de sair e aproveitar a noite portenha.

(Muitas vezes, e em razão dos altos preços, as prévias são O próprio programa.)

''Vibra o Maracanã. Aqui há mais de 80 mil pessoas que estão vivendo uma nova página da história do futebol brasileiro'', afirma o ''Clarín'', dando uma pequena exagerada – o público oficial foi de 63.707 pagantes no Rio.

''O clima era impressionante. O Maracanã completo jogando a partida. Os times não conseguiram se distanciar deste fato'', seguiu o site do maior jornal da Argentina.

O ''La Nación'' relembrou os altos e baixos do time brasileiro: ''Foram duas semanas de montanha russa. Neymar passou de criticado a amado. Já não se escuta o 'Marta' como grito de guerra. Agora são todos gestos de admiração. Um processo similar acompanhou o restante do time''.

Mesmo o irônico ''Olé'' não desajustou o tom: ''Vingança de ouro. Brasil é campeão olímpico pela primeira vez em sua história. De quebra, tiveram a revanche da eliminação da Copa há dois anos''.

O canal de TV especializado em esportes TyC tampouco destoou. ''Um cenário sonhado, uma vitória sonhada, uma injeção de ânimo em um grupo que sofreu nos últimos anos, mas que tem, nesta tarde, uma razão para esperar por dias melhores'', foi a síntese de Gonzalo Bonadeo, dos principais locutores da Argentina.