Patadas y Gambetas

‘Noite do Gás Pimenta’ completa um ano e River Plate decide doar pão e amor

Tales Torraga

Boca x River, oitavas da Libertadores. Há exatamente um ano, a Bombonera ardia.


Ardia os olhos de seis jogadores do River. Queimados com o coquetel químico lançado pelo ''torcedor'' que estourou o alambrado, furou o túnel inflável e espirrou – na cara e sem dó – o gás pimenta de triste destaque entre as bizarrices argentinas.


A investigação mostrou que o agressor foi Adrián Napolitano, o Panadero. Dono de padarias em Lanús, cidade-quase bairro de Buenos Aires, seus caminhões foram queimados, seus comércios quebrados, sua vida bagunçada – mas jamais preso.

Hoje, para lembrar a data, o River Plate, em sua comissão de torcidas, decidiu institucionalizar o ''Dia do Abandono''. Para o River, o ato ao fim do intervalo foi a maneira encontrada pela torcida do Boca de abandonar e não perder em campo o confronto em que o River era superior (1×0 na ida e atuando melhor na volta).

Em alusão ao Panadero (padeiro, em português), o sábado será de doação. Pão e amor. A Argentina e as filiais mundiais vão oferecer pão e farinha aos necessitados.

Foi criada uma hashtag, a #QueDiferenciaQueHay, para fotografar e difundir a ação solidária desde a madrugada (abaixo). O cume foi o 1×0 River contra o Gimnasia y Esgrima de La Plata, no Monumental, gol de Alonso, pelo Argentino.

Outra citação mais agressiva da 'Noite do Gás', a #AbandonasteyteCaGASte, amanheceu o sábado como o tópico mundial mais citado do Twitter.

A torcida do Boca não sabe onde enfiar a cara.

De vergonha. 
Queima la cara mal.
Parte da reflexão do blog sobre aquela nefasta noite está aqui.

O panfleto virtual da convocação: