Patadas y Gambetas

Ex-zagueiro do Corinthians lança livro de contos de futebol em Buenos Aires

Tales Torraga

Sebá Domínguez – lembra? – está vivendo segunda (2) especial em Buenos Aires.

Zagueiro do Corinthians em 2005 e 2006 e hoje atleta de 35 anos do Newell's, é o mentor de Pelota de Papel, livro com contos escritos por jogadores e técnicos.

Lançado hoje, o livro tem texto delicioso já na divulgação:


Todos deram o gosto de expressar-se muito com a bola nos pés e no coração. Agora a bola habita outro jogo: o jogo da palavra. Assim é Pelota de Papel, livro em que 24 figuras do gramado se dão o gosto de transformar-se em contistas.

E não só isso: cada um tem um escritor que prolonga o conto e um desenhista para ilustrá-los.

O timaço do Pelota de Papel: Sebastián Domínguez, Roberto Bonano, Pablo Aimar, Nicolás Burdisso, Sebastián Saja, Gustavo López, Agustín Lucas, Mónica Santino, Javier Mascherano, Jorge Bermúdez, Adrián Bianchi, Fernando Cavenaghi, Facundo Sava, Jorge Valdano, Sebastián Fernández, Jorge Cazulo, Juan Pablo Sorin, Ángel Cappa, Kurt Lutman, Juan Manuel Herbella, Nahuel Guzmán, Rubén Capria, Gustavo Lombardi e Jorge Sampaoli.


Timaço, sim, que surgiu para demonstrar que futebol e literatura não têm fronteiras. Domínguez é de Rosário. Lucas e Cazulo, dois amigos, são uruguaios – um deles, no Sporting Cristal, do Peru.

Começaram a conversar a ideia com outros amigos até ganhar forma com o jornalista Juanky Jurado como produtor e motor da aventura.


Pelota de Papel é o resultado deste projeto e agora está nas ruas, publicado pela Planeta e com a decisão de todos os participantes de destinar seus direitos autorais a fins benéficos. 

Tudo o que ocorre com Pelota de Papel está no Twitter e no Facebook.

O ''Lance!'' publicou ótimo papo e perfil de Sebá que é fã, olhem!, de Jorge Amado. Esteve na Bahia para conhecê-lo melhor. Aqui.