Brasil também tem um Rosario Central. Oficial e com torcida na Argentina
Tales Torraga
Provável algoz do Palmeiras nesta Libertadores, o Rosario Central tem filial brasileira em Porto Alegre e deliciosa história para contar.
O Central de Porto Alegre sequer atua em gramados – joga futebol 7. Mas é tratado pelo Rosario Central original como legítima versão brasileira do clube azul e ouro.
Criar confusão, pedir para mudar de nome, cobrar direito de imagem? Olvidate. O site do Central de Porto Alegre é www.rosariocentral.com.br. Capaz. Ya tá.
O Rosario Central de Porto Alegre vem da fusão de dois times de amigos. Um de uniforme azul, outro amarelo, eis o Central-RS. Nas redes sociais, foram conhecidos e chamados pelos canallas de Rosário de tal forma que até hoje os jogos (do futebol 7 gaúcho!) são vistos ao vivo e com frequente troca de mensagens Rosário-PoA.
No fim de outubro, foram visitados por representante do Central real, María Fernanda Rey, recebida em três dias de churrascos e gentilezas da paixão em comum.
Ela quase chora de emoção ao falar do encontro com o Central gaúcho.
Fernanda trouxe consigo um vídeo do vice-presidente do clube saudando os chicos gaúchos e uniformes oficiais usados até hoje pelos amigos.
''Ficamos sem palavras. Trataram de cara a gente como família. Lá, amam os times muito mais que aqui'', diz Arthur Gatti, jogador e um dos fundadores do Central-RS.
De fato, os 5.000 canallas que deixaram Rosário e foram ao Uruguai ontem, noite de quinta, por jogo de fase de grupos de Libertadores, provam o que ele diz.
O Central gaúcho torce demais por eventual confronto contra o Grêmio para copar a arquibancada. Sabe, de cor e coração, todos os cânticos canallas.
Perdendo ou ganhando, insistem os argentinos, fútbol es sentimiento, importante na vida é pasarla bien. E é bem difícil discordar quando um clube abre mão da grana – pelo contrário, gasta e oferece – em troca de lindos momentos y buena onda, viste?