Patadas y Gambetas

Carrasco do Brasil, Caniggia hoje enfrenta problema mundano: educar a filha

Tales Torraga

Autor do gol que tirou o Brasil da Copa de 1990, Claudio Paul Caniggia, hoje com 49 anos, é um homem em apuros. E a principal razão é a filha, Charlotte, de 23.

charlotte

Charlotte Caniggia em Madri / @chcaniggia

Esta foto – tapando o rosto e mostrando o busto – é de ontem, do Instagram da Caniggia menor. Sua rede social segue o tom poses, posses y nada más.

chacani

''Olhem meu pai'', pede Charlotte em outubro. Claudio está na ponta direita.

A família Caniggia é seguida com atenção na Argentina. Claudio é casado há 28 anos com a mediática (vedete, no Brasil) Mariana Nannis e tem três filhos, Kevin Axel (25) e os gêmeos Alexander e Charlotte.

''Alex, Mariana e Charlotte não têm ocupação conhecida e vivem na fantasia graças à inesgotável carteira de Cani'', descrevem.

A relação piorou semana passada em pleno Gran Hermano, o Big Brother espanhol.

Charlotte, do nada, declarou que o pai lavava dinheiro e era da máfia. Recuou, e depois disse que era brincadeira. Claudio, que tristeza…, cogita processar a filha.

Há três anos ambos vivem desavenças públicas como a foto que a filha postou fumando com o irmão o que parecia ser maconha. Pouco depois, Charlotte transformou o corpo com três agressivas cirurgias plásticas – aos 20.

Charlotte e o irmão Alex (direita)

Diz que ''namorado sem dinheiro e sem champanhe nem é apresentado para a mãe'', o que causa dor de ouvido em uma Argentina sempre com pouca grana.

Charlotte nasceu em 1993, ano em que Cani jogava na Roma e era suspenso por doping de cocaína. Lenda do esporte argentino, seu futebol veloz e alegre se sobrepôs à vida pessoal cheia de traumas – o suicídio da mãe em 1996, o maior.

Caniggia e a mulher no Carnaval do Rio, mês passado

País com mais psicólogos no mundo, a Argentina dedica horas ao comportamento de Claudio, Mariana e Charlotte. Fala da supervalorização do dinheiro e questiona a motivação da filha para estudar e se esforçar se o pai sempre oferece tudo.

Há também o desamparo, os exemplos tóxicos e a relação vazia numa casa de pais sem equilíbrio, um equilíbrio que a filha agora sequer tem onde buscar.

Mariana Nannis e Claudio Caniggia no fim dos anos 80

Pájaro em campo e fora, Cani declara sempre o incômodo com as asas da filha.

“Uma das metáforas de Freud sobre narcisismo é tratar o bebê como majestade. Há esta necessidade, mas só quando o bebê é, de fato, um bebê”, diz Luciane Garcia, psicanalista de São Paulo que viu o desenvolvimento da Buenos Aires pós-ditadura.


“O narcisismo secundário, aquele que persiste, não é um narcisismo saudável. O narcisismo saudável é o primário, o narcisismo que forma o bebê quando ele ainda precisa ser validado pelo olhar adulto.”

A vida é uma bola de futebol que entra e sai do gol. Para Buenos Aires, Cani hoje está como Taffarel – no chão.


Argentinos são famosos pela dor e glória que caracterizam as superações. Que as mãos para o alto e o sorriso voltem sin pedir nada a cambio, Pajarito querido.


Nada como ir juntos a la par y mil caminos desandar, como cantava Pappo.

caniok2

Le he pedido tanto a Dios, que al final oyo mi voz
Por la noche a mas tardar, yendo juntos a la par
Cartas de amor en el hall, se secan con el sol
Lejos de la gran ciudad, ella es mi felicidad
Nada como ir juntos a la par

Nada como ir juntos a la par, mil caminos desandar
El honor no lo perdí, es el héroe que hay en mi
Nada como ir juntos a la par

Sé su nombre, sé su edad, y sus gustos en la intimidad
Cuando un corazon se entrega
El mañana nunca llega, que más puedo hacer

Nada como ir juntos a la par y caminos desandar
El honor no lo perdi, es el héroe que hay en mi
Nada como ir juntos a la par
El honor no lo perdi, es el héroe que hay en mi
Nada como ir juntos a la par