Patadas y Gambetas

River sai da Bombonera como vencedor

Tales Torraga

O empate na Bombonera esteve em xeque até os instantes finais. Afinal, o Boca havia feito gols em casa nos últimos minutos tanto contra Cruzeiro como contra Palmeiras. Mas o River sobreviveu e segurou um empate mais saboroso que um bife de chorizo. O Boca decepcionou. Jogou pior e só obteve a contundência demonstrada no placar graças ao seu ataque realmente muito poderoso.

Pratto vibra na Bombonera – Olé/Reprodução

O placar final de 2 a 2 acabou sendo uma vitória para o River, que agora assegura o seu título histórico com um triunfo por qualquer placar. A grande lamentação vermelha e branca é a igualdade não contar os gols na Bombonera como critério de desempate. Pero no pasa nada. Mesmo desfalcado do seu capitão Ponzio e do seu técnico Marcelo Gallardo, o gigante de Núñez aproveitou os vacilos do Boca e buscou o placar duas vezes.

Outro ponto positivo: dos seis pendurados do River, apenas um, o atacante Borré, estará fora da finalíssima. Menos mal que a equipe agora conta com a volta do lesionado Scocco, que fará a dupla de ataque com Pratto, que talvez tenha protagonizado, na Bombonera, a sua melhor atuação pela atual equipe.

O Boca só não terminou derrotado porque contou com um Agustín Rossi particularmente inspirado. Armani, que estranhamente falhou no primeiro gol, de Ábila, se redimiu com uma grande defesa mano a mano com Benedetto no fim.

A partida do próximo dia 24 no Monumental deve ser totalmente diferente desta. Os dois times jogaram com a perna presa e tomando cuidado para não levar cartões amarelos. Afinal, dos 22 titulares, nada menos que dez estavam pendurados. Não houve polêmica com o VAR e nem com o árbitro chileno Roberto Tobar.

Rodolfo D'Onofrio, presidente do River, confirmou hoje que a finalíssima terá o triplo de ambulâncias à disposição dos torcedores no Monumental. Eis a dimensão exata do que está por vir. A pausa de duas semanas até lá vai cair bem. A sensação geral do domingo em Buenos Aires foi a de que todo mundo já estava esgotado antes mesmo de a decisão de hoje começar.