Patadas y Gambetas

Argentina atinge presença recorde nas quartas da Libertadores

Tales Torraga

Maior campeã da história da Libertadores, com 24 títulos, contra 18 do Brasil, a Argentina já registra um recorde na edição 2018. Pela primeira vez, quatro times do país avançam juntos para as quartas de final da Copa. São eles: River Plate e Independiente, que se enfrentam em dois jogos certamente inesquecíveis, Boca Juniors (pega o Cruzeiro) e Atlético Tucumán (encara o Grêmio).

A Argentina copeira que sonha em conquistar a América – Montagem/Olé

O levantamento recua até 2000, quando a Libertadores mudou o seu formato. Até 1999, eram, no máximo, somente três os representantes argentinos: dois classificados e o eventual campeão do ano anterior.

O recorde até aqui era de três argentinos nas quartas, o que ocorreu em 2005, 2014 e 2017. Em 2005, eram Banfield, Boca e River. Em 2014, o trio argento era San Lorenzo, Lanús e Arsenal, enquanto no ano passado os clubes do país foram River, Lanús e San Lorenzo.

O Boca é o time que mais vezes atingiu as quartas de final desde a mudança de 2000: 12 vezes. O River vem atrás, com oito, enquanto o Tucumán e o heptacampeão Independiente alcançam esta fase pela primeira vez desde então.