Patadas y Gambetas

Opinião: Adversário do São Paulo é motivo de piada

Tales Torraga

O Rosario Central que enfrenta o São Paulo hoje (9) às 21h45 (de Brasília) no Morumbi está em profundo descrédito. O time azul y oro levou cuatro bifes no Campeonato Argentino nas últimas quatro rodadas, perdendo para River (2 a 0), Racing (2 a 0), Defensa y Justicia (3 a 1) e Arsenal (4 a 0).

O escárnio com o Central é tamanho que o programa de TV Fútbol al Horno, transmitido na Argentina pelo canal 26 aos domingos, levou um cover de Michael Jackson para dançar ''Moonwalker'' com a camisa do Central, ironizando a informação do programa de que os jogadores ''foram para trás'' e fizeram corpo mole para derrubar o técnico Leo Fernandez, substituído pelo interino José Chamot.

O time do Central é fraco para onde quer que se olhe. Está só em 19º no Argentino, e vale sempre a ressalva de que este é o Campeonato Argentino mais pobre dos últimos tempos. Os únicos jogadores que podem levar algum perigo à meta brasileira são os atacantes Marco Rúben e Germán Herrera (ele mesmo, o ''quase gol'', ex-Corinthians, Grêmio e Botafogo, que deve começar no banco).

Nem o volante Ortigoza merece muita menção. Está pesado como sempre e tem se machucado como nunca. Neste ano, já pediu para sair antes de o jogo começar.

É noite para rever o velho e aburrido cenário do time argentino trancado na defesa, picando o jogo, desferindo patadas e tentando o milagre numa única bola – ou, por supuesto, nos pênaltis. Se o São Paulo aprendeu mesmo a lição do vexame contra o Defensa y Justicia no ano passado, ganha e se classifica sem muita milonga.