Patadas y Gambetas

Maradona processa peça de teatro que narra seu vício em drogas

Tales Torraga

Diego Armando Maradona está em Dubai, onde é técnico do Al Fujairah, mas sua cabeça não sai da Argentina. E o que move a fúria do eterno El Diez neste janeiro? Uma peça de teatro que narra de forma surpreendente o seu vício em drogas.

A peça se chama ''Soñadores 2'' e está em cartaz no Teatro Victoria, em Mar del Plata, destino dos mais concorridos neste verão. E que ironia: é justamente o seu sobrinho, ''El Chino'' Maradona, o ator que fala com um psicólogo no palco citando dramas familiares e ''as mulheres, as drogas e a vida do tio em Dubai''. Una locura.

Chino Maradona durante peça – Clarín/Reprodução

''El Chino'', na verdade, é uma gíria na Argentina para descrever qualquer pessoa com os olhos puxados e com uma feição um pouco oriental. O nome verdadeiro do ''Chino Maradona'' é Walter Christian Machuca, e ele é filho de Rita, irmã de Diego.

O parentesco não impede que o ator descreva na peça a situação que ele fala abertamente fora dos cenários: ''É o que sinto e é o que digo no palco: Rocío droga Diego'', reforçou o ator-sobrinho em conversa com o canal de TV El Trece. Rocío Oliva é a atual namorada de Maradona. Ambos estão juntos há cinco anos. ''Cuidei muito de Diego quando estive ao seu lado, e agora sinto que ninguém faz isso.''

Advogado de Maradona, Matías Morla informou que já emitiu uma carta-documento ao sobrinho de Diego por ''calúnias e injúrias'', e que o mesmo se aplica ao Teatro Victoria e à Petón Producciones, encarregada da obra. Todos serão alvos de medidas legais e a audiência de mediação será no próximo dia 8. ''Diego está muito atento a esta questão'', afirmou Matías ao ''Clarín'', maior jornal da Argentina.

''O sobrenome de Chino é Machuca. Maradona é uma marca registrada e ele não tem autorização para usá-la, como faz na marquise do teatro.''

Sobre o uso de drogas de Maradona, o advogado foi taxante: ''São injúrias. Em Dubai não há drogas. Mesmo se ele quisesse, não poderia encontrá-la. Diego não se droga há anos'', finalizou ao ''Clarín''.