Patadas y Gambetas

Seleção argentina quer treinar em Barcelona para agradar Messi

Tales Torraga

Deixar Lionel Messi 1000% cômodo. Este tem sido o principal objetivo de Jorge Sampaoli desde sua chegada à seleção argentina, há cinco meses. E os cuidados se estendem a todos os detalhes. De acordo com o jornal ''La Nación'', e pelo que pôde confirmar o blog, a tentativa de deixar o craque à vontade naquela que deve ser sua última Copa influencia até a escolha do lugar onde o grupo vai se preparar.

A AFA designou um complexo esportivo em Bronnitsy, um povoado de 22.000 habitantes, a 65 quilômetros da Praça Vermelha, de Moscou. O local está com as obras bem atrasadas – os donos justificam que só puderam iniciar as reformas e construções depois de a Argentina definir sua vaga para a Copa, há um mês.

Por consequência, a ideia que a AFA negocia desde já é treinar duas semanas em Barcelona no começo da concentração para o Mundial. Sampaoli e Messi vêm mantendo constantes conversas neste sentido, e o desejo comum de todo o grupo é facilitar a vida do seu capitão – inclusive treinar no ''pátio da sua casa'', como dizem os argentinos. Leva-se em consideração a gravidez da sua mulher, Antonella Roccuzzo, que espera o terceiro filho do casal, previsto para nascer justamente no período da preparação argentina para a Copa.

O único entrave a ser desarmado por Messi é o conflito de interesses entre a Nike, que veste o Barcelona, e a Adidas, responsável pela seleção. Há também uma sobreposição de datas: a final da próxima Liga dos Campeões será em 26 de maio, quando a Argentina pretende já estar trabalhando para o Mundial. Cogita-se em Buenos Aires que haja, inclusive, um compartilhamento entre a seleção e o clube em Sant Joan Despí, complexo do time catalão que conta com cinco gramados.

A nova AFA estuda também uma partida de despedida de Buenos Aires – que seria feita na Bombonera, com um caráter mais de espetáculo do que uma preparação real. Está em pauta também repetir o tradicional último amistoso antes da Copa em Tel Aviv contra Israel, superstição vigente desde 1986.

Sem Messi, de folga, a Argentina enfrenta a Nigéria nesta terça (14) às 14h30 (de Brasília) em Krasnodar, na Rússia. Os amistosos seguintes serão em março, ante a Itália (23, na Basileia), e uma seleção da Ásia ou África classificada para a Copa.