Patadas y Gambetas

Apatia de Messi e lesão de Suárez deixam Argentina e Uruguai em pânico

Tales Torraga

O blog já está em Montevidéu para acompanhar o ''clássico das patadas'' entre Uruguai e Argentina, no Estádio Centenário, no dia 31. O confronto re caliente, claro, é o grande assunto do noticiário e das conversas sobre futebol nos dois países.

E há sincronismo também no desespero com os craques.

Começamos com o Uruguai, que virou a noite muy apreensivo com Luis Suárez, mancando e sentindo dores no joelho na derrota de 2×0 do Barça para o Real Madrid no Santiago Bernabéu. Na manhã desta quinta (17), El Pistolero Luisito foi cortado do clássico pela AUF, a Associação Uruguaia de Futebol.

Foi uma água gelada no mate – e não desceu gostoso como o tererê.

Suárez caído – Reprodução/Olé

Nacional e Peñarol jogaram amistosos na fria noite de ontem (16) às vésperas do início do campeonato local, mas a notícia esportiva mais lida do site do jornal ''El País'' era sobre a contusão de Suárez: ''Oramos por Luis. O Uruguai reza pelo joelho do Pistolero'', era a chamada, e na manhã desta quinta o tom foi igualmente catastrófico: ''A pior notícia. Suárez está descartado para o clássico contra a Argentina''. As rádios locais seguiram o tom de catarse e desespero. ''Estamos complicados, agora só o orgulho pode nos salvar diante da Argentina de Messi e Sampaoli'', falava, fúnebre, o locutor Jorge Salvati, da Rádio El Espectador.

A histeria com a lesão de Suárez comprova como o Uruguai é dependente de seu futebol. Edinson Cavani não desperta tanta simpatia por aqui – respeito sim, dale, mas basta soltar ele e Suárez juntos pela rambla para saber quem é mais adorado.

Suárez é mais aguerrido; Cavani é visto como pecho frío, alguém pouco brigador.

A questão de Messi é tratada com o drama habitual dos argentinos, que ficaram loucos de verdade quando foi anunciada sua punição antes da partida contra a Bolívia. A suspensão foi retirada e Messi está apto para jogar no Centenário, mas por enquanto ele não é o Messi que todos se acostumaram a ver.

Na praia de Pocitos, muitos portenhos que cruzaram o Rio da Prata para participar de uma corrida de rua no último final de semana e que esticaram a estadia para aproveitar a hermosa capital uruguaia, se juntaram para ver o Real Madrid x Barcelona de ontem à noite justamente para analisar o desempenho de Messi às vésperas do Uruguai x Argentina. E Messi, como todos sabem, não jogou nada. Não fez uma única boa jogada em 90 minutos de futebol.

''Ele está um pouco pesado, isso pode ser sinal de desgaste pela pré-temporada. Messi pode virar um alvo fácil das patadas dos zagueiros uruguaios'', analisou o argentino Juan Carlos Cardona, 43, instrutor de educação física, um dos mais inconformados com o Real x Barça de ontem.

A imprensa argentina pensa parecido. O jornal ''Olé'' desta quinta estampa uma foto de Messi frustrado, e uma significativa manchete: ''Perdeu a alegria''.

(Não, muchachos, o ''pânico'' do título do post não é exagero.)

O Uruguai é o terceiro na tabla de classificação das Eliminatórias, com 25 pontos, enquanto a Argentina está com 22, na quinta posição, a que daria vaga na repescagem contra uma rival da Oceania.

Muitos por aqui acham que o empate convém aos dois times – e que só mesmo uma surpresa colocaria três pontos no uniforme de alguém no último dia deste agosto.