Patadas y Gambetas

Elogiado por Mascherano, ex-técnico de hóquei comanda sensação do Argentino

Tales Torraga

O nome: Defensa y Justicia. O homem: Ariel Holan. O fato: depois de 18 anos como treinador de hóquei na grama e bronze no Pan de 2003, aos 43 começou no futebol. Hoje aos 54, é o técnico do momento na Argentina de respeitadíssimos treinadores.

Ariel Holan, genial e sereno / La Nación

O Defensa y Justicia é da cidade de Florencio Varella, província de Buenos Aires. Não tem nem dois anos de Série A. Seu estádio de 20.000 lugares – referência da dimensão do clube. E briga diretamente pelo título do atual Campeonato Argentino.

O DyJ é o quarto em seu grupo. Está seis pontos atrás do líder Lanús com ainda nove partidas por jogar. Tem o melhor ataque (19), o artilheiro do torneio (Fabián Bordagaray, 8 gols) e um elenco de média de idade de somente 23 anos.

De cuerpo técnico com formação acadêmica e intelectual e de treinador que fala como ser humano capacitado, o Defensa y Justicia contratou Holan no ano passado.

Famoso por inovar no hóquei, segue o estilo nos gramados frequentados há somente 11 anos. Cria tecnologias e treinamentos próprios e propõe coisas incomuns como treinos de movimentos específicos no mesmo dia do jogo.

Sua ideia de time? ''Um que saiba posicionar-se no campo do adversário para estabelecer superioridade numérica e obrigar o erro.''


Trabalhando sempre de forma plural e horizontal, seu corpo técnico é composto por 11 profissionais. Seus jogadores, quase 30.

Holan começou a trabalhar com Jorge Burruchaga, autor do gol da Argentina campeã da Copa de 1986. Estudou, fez estágios ou foi assistente também de Raymond Domenech, Matías Almeyda, Alejandro Sabella e Daniel Passarella.

Absorve referências do rúgbi, basquete e handebol, entre outros, até hoje: ''Há princípios básicos comuns a todos os esportes, como condução de grupo, planificação e metodologia de treinamento''.

Tem no preparador físico Alejandro Kohan uma referência: ''Ele é perito em medição e capacitado no mais alto nível mundial. Enxergamos o futebol da mesma maneira''.


Prefere treinar com bola em pautas específicas e microciclos e jogar com um time vertical que vá ao ataque de forma elaborada e associada.

O trabalho científico de Holan é tão respeitado que pouco importa que ele, às vésperas de jogar contra o Independiente, diga que é torcedor do clube, e que não aconteça nada. Seu site oficial – cheio de vídeos, leituras e referências – é este.

Holan já é comentado na seleção argentina e muito elogiado por Javier Mascherano: ''É muito valioso o que faz o Defensa y Justicia. Eles são uma luz que permite sonhar no futebol argentino'', disse o Jefecito ontem ao canal TyC Sports.

''Eles arriscam e mantêm sua identidade. Isso é o que faz uma equipe diferente. O segredo é o funcionamento e o posicionamento, não apenas a qualidade dos jogadores'', opinou o jogador do Barcelona, mais que descrevendo, detalhando os jogos e as táticas usadas pelo DyJ no Argentino.