Patadas y Gambetas

Opinião: ‘Supertítulo’ vira ‘superpapelão’ do River

Tales Torraga

Um time fuzilado e que parecia sentado em uma gangorra – em momentos, com o pé no chão; em outros, com a cabeça nas nuvens. Todos os clubes argentinos até aqui haviam sofrido na semifinal do Mundial de Clubes – o Boca, o Estudiantes, o San Lorenzo e o próprio River em 2015. Mas só este Millonario, depois do ''supertítulo'' contra o Boca, caiu fora. Un espanto.

A grande cara do equívoco deste River foi Pity Martínez, essencial na Libertadores diante do Grêmio e do Boca, perdendo o pênalti que deveria dar a vitória no tempo normal. O juiz também ajudou, importante dizer: um gol do Al Ain foi erradamente anulado por um impedimento que não deveria ser assinalado, pois era um rebote de Nacho Fernández, e não um passe do time árabe.

Outro exemplo da loucura que foi esta eliminação?

Todas as quatro trocas de Marcelo Gallardo foram no meio-campo, com Nacho Fernández, Ponzio, Palacios e Pity saindo para as entradas de Quintero, De La Cruz, Enzo Pérez e Scocco.

(Alguém já viu isso acontecer?)

A situação foi tão fora do comum que o River até fez cera no segundo tempo da prorrogação. Parecia outro time e outros jogadores. A defesa foi o ponto baixo, com erros mil de Montiel, Pinola e Maidana – só Casco se salvou, mas ainda assim merecia ser expulso pelo tanto que bateu. Armani alternou falhas e milagres.

A própria decisão por pênaltis acabou sendo uma surpresa: jamais, em todos os decantados títulos de Gallardo, nunca uma série de cobranças alternadas foi necessária para o River como hoje.

O mapa-múndi do futebol está de cabeça pra baixo. Um time árabe, somando 330 minutos de futebol em seis dias neste Mundial, despachou o Rei da América. Insólito. Especialmente para um River que é considerado um clube de vanguarda na neurociência e na psicologia esportiva.

Os resquícios de um River-Boca são mesmo fulminantes. Basta lembrar o que ocorreu com o Boca de Bianchi em 2004, eliminando o River na semifinal e perdendo a Libertadores para o Once Caldas logo depois.

Fica agora a pergunta:

Ainda teremos um River x Real em Abu Dhabi, mas para decidir o terceiro lugar?