Patadas y Gambetas

Boca libera Schelotto e busca Palermo para ser seu novo técnico

Tales Torraga

Desnorteado com a derrota para o River Plate na final da Libertadores, o Boca Juniors já iniciou o desmanche do seu caro elenco. E a primeira peça a ser substituída vai ser justamente a mais importante: muito questionado pela diretoria, o técnico Guillermo Barros Schelotto não terá o seu contrato renovado, e seu caminho, como o blog informa desde setembro, será o Estados Unidos, ao lado do seu irmão, Gustavo.

Schelotto tem negociações avançadas com o Atlanta United, atual campeão da MLS, cujo técnico Tata Martino já acertou sua saída da equipe e sua chegada à seleção do México. Nem bem terminou a decisão da Libertadores, uma frenética troca de mensagens entre dirigentes e empresários já abriu as negociações para escolher o seu substituto – pelo que o blog apurou, o grande favorito é o ex-goleador Martín Palermo, hoje com 45 anos, que deixou o Unión Espãnola, do Chile, e conta com o apoio da maioria dos cartolas e dos torcedores do clube xeneize.

Apenas um único receio pode impedir o rápido acerto entre Palermo e o Boca: o clube adquiriu uma espécie de trauma com ex-jogadores como técnicos, pois Rodolfo Arruabarrena e o próprio Guillermo Barros Schelotto não conseguiram ir além dos títulos nacionais.

O elenco também já é repensado, mediante o câmbio desfavorável do dólar na Argentina.

O Boca está desesperado para negociar, por um preço satisfatório, o atacante Cristian Pavón e os volantes Wilmar Barrios (expulso ontem) e Nahitan Nández . O meia Edwin Cardona, que nem no banco ficou, é outro que está com os dias contados. Os atacantes Mauro Zárate e Darío Benedetto também devem deixar o clube, e Benedetto já tem até conversas adiantadas para atuar na MLS.

Por fim, Tevez: um dos mais golpeados depois da derrota de ontem, ele havia prometido se aposentar caso o Boca fosse campeão. Daniel Angelici, presidente do clube e seu amigo próximo, já lhe pediu para jogar mais um ano, até para ajudar a reacomodar a equipe depois da traumática virada do River. Se sua paciência durar até lá, Carlitos deve fazer um anúncio oficial até o Natal.