Patadas y Gambetas

Tabu contra brasileiros ameaça o River

Tales Torraga

O River Plate, que às 21h45 (de Brasília) de amanhã (23) enfrenta o Grêmio no lotado Monumental de Núñez, vai ser ''avassalador'', segundo as palavras de Marcelo Gallardo, tido por muitos argentinos como o melhor técnico da história do clube. E é bom que o gigante vermelho e branco realmente dê algo a mais, pois pela Libertadores, na Era Gallardo, jamais venceu brasileiros em sua casa.

Gallardo assumiu o River em 2014 – é o técnico há mais tempo à frente de uma equipe na elite sul-americana. Desde então, cruzou com times do Brasil em três ocasiões, e em nenhuma delas conseguiu vencer em Buenos Aires.

O primeiro foi o Cruzeiro, nas quartas de final da Libertadores de 2015, com uma derrota por 1 a 0. Era o jogo seguinte à nefasta ''noite do gás'' na Bombonera. Na volta, no Mineirão, o River foi realmente ''avassalador'' e aplicou 3 a 0 no clube mineiro para avançar na competição continental e conquistá-la naquele ano.

Em 2016, o River encarou o São Paulo na fase de grupos da Libertadores. Empatou em Núñez (1 a 1) e perdeu (1 a 2) no Morumbi. Na mesma chave do Flamengo neste 2018, o Millonario obteve dois empates (2 a 2 no Rio e 0 a 0 em Buenos Aires).

Jogando em Núñez, a única vitória do River contra times brasileiros na Era Gallardo foi um 3 a 1 na Chapecoense pela Sul-Americana de 2015. O jogo de volta daquela série, válida também pelas quartas, terminou 2 a 1 para a Chape na Arena Condá.

Outro item histórico que o clube portenho vai encarar diante do Grêmio é a sina de derrotas contra brasileiros em semifinais de Libertadores. Foram três encontros até aqui – e três quedas, ante o Vasco (em 1998, 1 a 0 no Rio e 1 a 1 no Monumental), o Palmeiras (1999, 1 a 0 no Monumental e 0 a 3 no Parque Antarctica) e o São Paulo (2005, 0 a 2 no Morumbi e 2 a 3 em Núñez).

Gallardo participou das três séries como jogador. Era o maestro, a referência da criação do River. Amanhã, terá a chance de sacar, no banco de reservas, este incômodo espinho da garganta river platense.