Por que o técnico do Banfield usa um megafone para comandar a equipe?
Tales Torraga
Julio Cesar Falcioni é um grande conhecido do torcedor brasileiro que acompanha futebol. Era ele, por exemplo, o técnico do Boca Juniors que perdeu a Libertadores para o Corinthians em 2012. Hoje no Banfield, o ''Imperador'', como é chamado na Argentina, está chamando a atenção por entrar em campo com um…megafone para comandar a sua equipe.
O recurso foi visto por todo o mundo na noite desta terça (21) no áspero encontro entre o Defensa y Justicia e o Banfield pela Copa Sul-Americana. Válida pela ida das oitavas de final, a partida terminou com um chato 0 a 0 no estádio do Defensa, exigindo bastante da voz de Falcioni.
É exatamente esta a razão do megafone. Como ele operou recentemente a garganta e sofre demais para falar alto, adotou o aparelho para se comunicar com os seus jogadores tanto nos treinos como nos jogos. A ''estreia'' do megafone ocorreu no último fim de semana, pelo Campeonato Argentino, com uma vitória por 1 a 0 sobre o Gimnasia.
Falcioni tem 62 anos. Ex-goleiro, ele detectou um câncer na laringe e retirou um nódulo em uma cirurgia de 12 horas ocorrida em janeiro. Sua presença em campo esteve sempre em dúvida por parte dos dirigentes do Banfield, mas o técnico prefere que a sua recuperação seja a mais normal possível com o trabalho.
Por enquanto, nenhum médico do clube vetou as suas participações nas partidas ou aconselhou que ele fique em uma tribuna se comunicando por rádio com o seu assistente, Sebastián Battaglia, ex-volante do Boca.