Patadas y Gambetas

‘Água batizada de Branco’ vira troféu em título feminino do Estudiantes

Tales Torraga

O Estudiantes de La Plata conquistou neste domingo (22) o seu primeiro título no futebol feminino – foi a Copa de La Plata, definida com um empate por 0 a 0 contra o Excursionistas no Coliseo del Bajo Belgrano, em Buenos Aires.

Jogadora do Estudiantes ergue o 'bidón de Branco' – Rugido Pincha/Reprodução

Como a AFA não levou troféus para a premiação, as jogadoras do Estudiantes comemoraram o título erguendo um galão de água. O galão é uma referência à ''água batizada'' dada a Branco na Copa do Mundo de 1990. Como o técnico da seleção da Argentina de então era Carlos Bilardo, um emblema do Estudiantes, qualquer festejo típico do clube de La Plata tem referência ao ''bidón de Branco'', como é chamada a trapaça imposta ao lateral-esquerdo brasileiro.

Embora o Estudiantes carregue este nome por seu histórico vínculo com instituições de ensino, parte da sua torcida é mais radical e rechaça qualquer forma de fair play. Nas partidas da equipe, são comuns as bandeiras e faixas com referências ao ''bidón'' e às outras trapaças da equipe, como os famosos alfinetes que Bilardo usava para espetar, nos escanteios, os adversários em seus tempos de atleta.