Patadas y Gambetas

Como fica a Argentina com a entrada de Enzo Pérez no lugar de Lanzini?

Tales Torraga

A Argentina partiu hoje (9) da Catalunha para a Rússia para um novo momento na sua muy complicada preparação para a Copa do Mundo. Ya pasó de todo, che.

E que ironia: um titular foi cortado por lesão logo no primeiro dia – Chiquito Romero – e um titular foi cortado no penúltimo – Manu Lanzini. Jorge Sampaoli anunciou nesta manhã o substituto de Lanzini e surpreendeu muita gente em Buenos Aires: será o raçudo volante Enzo Pérez, 32, do River Plate, titular da final da última Copa do Mundo e titular também da partida derradeira das Eliminatórias, ante o Equador.

Outras opções à vaga eram Paredes (Zenit), Perotti (Roma) e Pizarro (Tigres-MEX).

A primeira observação da troca resvala no que sempre insistimos com a fraqueza defensiva desta Argentina – Lanzini é um meia, seria o parceiro de Messi na criação, e Pérez, a princípío como reserva, é o típico volante todo corazón que sabe sair para o jogo. É um jogador limitado, mas um atleta espetacular, competitivo como poucos outros. Leva a campo um perfil que nos encanta: mesmo ficando fora da lista dos 23 convocados, seguiu treinando por conta própria, quieto, sem nenhum alarde, como realmente tudo aquilo que faz. Enzo é un tipazo. Leva este nome porque o pai é torcedor fanático do River e tinha Francescoli como ídolo.

Pérez é tão gente boa quanto o Príncipe uruguaio. E sua dedicação em campo e sua entrega às camisas dos seus amores ficam bem claras na foto abaixo.

Enzo Pérez: uma raça que assusta – La Gaceta/Reprodução

Ele é o típico jogador laburante – ainda mais agora, aos 32 anos. Carrega o piano e rala o traseiro para que os outros brilhem. Sua grande virtude é exatamente esta. Representa a estirpe argentina um pouco abandonada de jogar dejando todo, espantando os adversários pela sua entrega total do primeiro ao último minuto.

Seu nível técnico caiu bastante no River neste 2018 – mas mesmo assim ele entregou o que era necessário na grande data do clube no ano, o título da Supercopa Argentina sobre o Boca. Enzo foi titular e jogou bastante bem.

Outro ponto importante: Lanzini era um dos jogadores mais queridos do grupo, e sua ausência foi bastante sentida por todos. Ocorreu no mesmo dia do aniversário de Mascherano, que mal comemorou a sua data especial. Clima zero para festejos.

A entrada de Pérez, de perfil tranquilo e agregador, e parceiro de viejas batalhas ao lado dos medalhões da seleção, ocorre também por isso, pelo fator anímico.

Sampaoli deve estrear a Argentina no Mundial no seu predileto esquema 4-2-3-1. Pérez estaria habilitado tanto para jogar no ''2'' quanto no ''3''. O time titular treinado hoje na despedida de Barcelona foi o seguinte: Caballero; Mercado, Otamendi, Rojo e Tagliafico; Mascherano e Lo Celso; Messi, Meza e Di María; Agüero foi o atacante titular, com Higuaín entre os reservas. Só uma reviravolta de última hora mexeria nesta formação para encarar a Islândia daqui a exatamente uma semana, quando a Argentina entra em campo pela Copa do Mundo – increíble… – dois meses e meio depois do seu último amistoso relevante, o 6 a 1 imposto pela Espanha em Madri.