Patadas y Gambetas

Houve uma manobra para tirar Romero do gol da Argentina?

Tales Torraga

Apesar dos dias de clima agradável e de céu lindíssimo, Buenos Aires vive uma semana caótica de greves e paralisações múltiplas. É um cenário social compatível ao estado de espírito da seleção de Jorge Sampaoli neste arranque de trabalhos para a Copa do Mundo. É sintomático demais: o primeiro dia com o grupo completo, com a chegada de Messi, já produziu logo um corte definitivo, o do goleiro Romero.

Há tanto calor no debate que é melhor fracionar o post.

*  Eliana Guercio, mulher de Romero, garante que o corte do goleiro não foi por razões clínicas. Que ele poderia recuperar o joelho em duas semanas e jogar a Copa tranquilamente. ''Para alguns, os interesses particulares valem mais do que a seleção'', postou no Twitter, alimentando desconfianças que ainda não foram rebatidas pela AFA. Eliana ainda fez eco a outras postagens falando que Romero ''foi limpado da seleção'' e que ''a pressão da mídia rendeu os seus frutos''.

Ela fechou a sua comunicação no Twitter com mistério: ''Estou tranquila. Se estivesse brava, diria algumas coisas a mais. Só conto a verdade para que saibam''.

* Romero jamais falhou feio no gol argentino, mas mesmo assim foi sempre muito questionado – especialmente depois da decolagem deste avião que é Armani.

* Os parentes dos jogadores ganharam um protagonismo indesejado. O pai de Patón Guzmán, agora terceiro goleiro, postou ontem (22) uma dura carta destroçando Sampaoli e o desenhando com uma máscara e um uniforme do Chile. Horas depois, o goleiro do Tigres precisou se explicar ao técnico ao ser incorporado no lugar de Romero. ''Não falo com meu pai há mais de dois anos'', falou Patón.

* Carlos Bilardo, último técnico a ganhar uma Copa com a Argentina, foi duro ao analisar o momento do time de Sampaoli: ''Este time perdeu tantas finais que vai ter ataque de pânico nos treinos e na concentração'', disse à Rádio La Patriada.

* Patón Bauza, o antecessor de Jorge Sampaoli, cantou a bola que está muy clara para todo mundo: esta Argentina está envelhecida e golpeada demais. ''Há jogadores acima dos 30 anos que não podem jogar as sete partidas. A partir da segunda fase, os rivais correm dez vezes mais e é difícil para um jogador de mais de 30 anos poder manter o ritmo'', analisou ao canal de TV TyC Sports.

* Esta é a Argentina mais velha da história das Copas. E a experiência aqui deve valer menos do que o prejuízo gerado pelos traumas dos 25 anos sem títulos.

A média de idade da Argentina em Copas – @mauricoccolo

* A incerteza no gol argentino é gigante. Caballero só atuou duas vezes na equipe, incluindo o terrível 6 a 1 da Espanha; Guzmán fez seis partidas, mas só com Martino e Bauza. Armani, o eleito do povo, jamais sequer treinou com Sampaoli.

* O último jogo da Argentina em Copas sem Romero no gol foi contra a Alemanha nas quartas de 2006! Naquela partida, Pato Abbondanzieri se machucou e cedeu lugar a Leo Franco. A Argentina caiu nos pênaltis – justo a especialidade do Pato.