Patadas y Gambetas

Buffarini já é destaque no Boca

Tales Torraga

Primeiro foi Ricardo Centurión. E agora é Julio Buffarini. Os dois são-paulinos que trocaram o Morumbi pela Bombonera deixaram a desejar no Brasil, mas é só perguntar pelos dois para qualquer torcedor do Boca Juniors para perceber que a aceitação de ambos entre os argentinos é bem diferente.

Jogando como volante, Buffarini foi o destaque do Boca no amistoso desta madrugada contra o River Plate em Mar del Plata. O River ganhou por 1 a 0, gol de Borré, atacante contratado antes de Lucas Pratto e que promete uma boa briga para ceder espaço ao outro ex-são-paulino.

Pratto, aliás, não estreou, ao contrário do que prometeu Marcelo Gallardo, técnico do River. Passou todo o tempo em uma simplória cadeira de plástico tomando mate.

Pratto arma o mate – com erva uruguaia, quem diria… – Olé/Reprodução

Sobre Buffarini, o que ajuda a explicar os elogios das rádios e dos jornais argentinos sobre a sua atuação é o estilo de jogo visto no 1 a 0 do River sobre o Boca. Foi uma partida horrorosa, com as duas equipes muito cruas e com a bola sendo muito maltratada. Só havia espaço para correria. E aí Buffa mostrou que a torcida do Boca pode esperar a mesma pinta de estrela que exibiu no San Lorenzo.

(É incrível como realmente só parece aumentar a fila de jogadores que são muito bons na Argentina e esquecem de jogar da mesma maneira em outros lugares do mundo – o vizinho Brasil, claro, incluído nesta lista. Voltaremos ao tema logo mais.)

Em se tratando de Boca x River, tudo tem um mais. Un más. E no caso de Buffarini foi a sua expulsão por dar uma cotovelada na cara do meia Pity Martínez, do Millonario. Acabou sendo mais pela simulação de Pity do que pela violência de Buffa. Faltavam só cinco minutos para terminar. No pasó nada.

Buffarini no superclássico – Minuto Uno/Reprodução

Tevez foi a decepção da noite. Jogou os 90 minutos, mas não fez absolutamente nada importante. ''Tiempo al tiempo'', já cantava Fito Páez. O Campeonato Argentino recomeça nesta quarta (24), e a dupla Boca e River enfrenta Colón e Huracán, respectivamente, no fim de semana. O Boca é o líder, com 30 pontos, seguido pelo San Lorenzo, com 27. O River ocupa só a 17ª posição. Tem 15 pontos – justamente a metade do Boca. Foram disputadas 12 rodadas de um total de 27.