Patadas y Gambetas

Herói do Lanús promete caminhar 83 km se ganhar a Libertadores

Tales Torraga

Autor de dois dos quatro gols do Lanús na virada de 4 a 2 sobre o River Plate, o atacante José ''Pepe'' Sand, de 37 anos, é uma das principais ameaças ao título do Grêmio na final da Libertadores que será aberta nesta quarta (22). E como a maioria dos argentinos, Sand é um grande adepto das promessas. Caso vença a Copa, ele prometeu percorrer a pé um percurso que vai do centro da província de Corrientes até a basílica da Nossa Senhora de Itatí.

Pepe Sand e sua promessa – Olé/Reprodução

É bom que Sand esteja condicionado: o percurso é de exatos 83,5 quilômetros, o que ele deve levar em torno de 17 horas para cumprir.

''Quando estiver de férias, bem tranquilo, sem ninguém saber, parto e faço a caminhada'', comentou Sand à Rádio Mitre, de Buenos Aires. ''Preciso fazer a minha parte, pois ela [a Nossa Senhora] sempre faz a dela.''

O trajeto de Sand equivale ao dobro de uma maratona e supera de longe também a promessa que Lionel Messi fez de caminhar de Rosario até o Santuário da Maria de San Nicolás (cerca de 38 quilômetros) se conquistar a Copa do Mundo a ser disputada na Rússia.

É a primeira vez que o Lanús alcança uma final da Libertadores. A equipe é chamada em Buenos Aires de ''demolidora de gigantes''. Foi assim com o San Lorenzo, nas quartas, e com o River, na semifinal.

Resta o Grêmio, que perdeu as duas finais de Libertadores que disputou contra times argentinos. Em 1984, foi derrotado pelo Independiente de Bochini; em 2007, pelo Boca Juniors de Riquelme.