Patadas y Gambetas

River quer Pratto para 2018 e usa Copa do Mundo para convencê-lo

Tales Torraga

Lucas Pratto está nos planos do River Plate para 2018. A informação divulgada em primeira mão pela Rádio Continental nesta quinta-feira (16) em Buenos Aires foi confirmada pelo blog – o hoje atacante do São Paulo integra com destaque uma lista que o técnico Marcelo Gallardo conduz para reforçar o time portenho.

O atacante de 29 anos deu seu aval público à transferência, mas reconheceu que as finanças do River talvez não alcancem as cifras necessárias. O São Paulo pagou 6,2 milhões de euros (R$ 22 milhões)  por 50% do seu contrato. ''É difícil, mas não há cláusula de saída'', comentou Pratto à Rádio Continental. ''Isso pode ser uma vantagem. Gostaria de voltar ao futebol argentino algum dia. É um orgulho que meu nome seja citado por clubes como River e Boca.''

Messi e Pratto juntos pela seleção – AFA/Divulgação

Não houve proposta formal do River ao São Paulo e ao jogador até o momento porque o clube de Núñez entende que o fim do Brasileirão será uma hora melhor para abordá-lo. A argumentação do clube com o jogador vai ser cristalina: Pratto sonha em jogar a próxima Copa do Mundo, e o River está disposto a ser a vitrine perfeita para o atacante fazer seus gols e ser levado em consideração por Sampaoli. Foi esta tentativa de ir ao Mundial da Rússia que fez o atacante pedir para ser negociado pelo Atlético-MG e fechar com o São Paulo.

Sampaoli, está mais do que claro, ainda precisa testar muito até a Copa do Mundo. E como torcedor declarado do River que é, as chances de Pratto aumentam demais. Uma mudança de cenário talvez seja necessária para realizar o sonho de jogar a Copa. Continuando no São Paulo, o hoje camisa 9 corre o risco de um 2018 ''mais do mesmo''. A transferência pode ser boa para a porção argentina do negócio. Pratto precisa aparecer. Sampaoli precisa de gols. O River também.

Lucas admitiu sua frustração por não ser chamado por Sampaoli nas oito partidas que o elétrico treinador dirigiu a seleção: ''Quando estive [com Patón Bauza], fiz gols. Joguei partidas difícieis e, para mim, joguei bem'', afirmou à Radio Continental. ''Estou tranquilo, embora fique uma sensação estranha, pois ele chamou muitos jogadores. Sigo com a ilusão de voltar. Sampaoli em determinado momento procurou meu representante para me levar para o Sevilla. Não acho que minha ausência seja um pedido do grupo. Enquanto estive lá, não precisei da aprovação de ninguém. Comigo, foram pessoas bárbaras.''

Para o River, Pratto serviria para amenizar as saídas recentes de Lucas Alario e Sebastián Driussi, dianteiros que trocaram Núñez pelo Bayer Leverkusen e Zenit da Rússia, respectivamente. O único 9 de peso hoje no time de Gallardo é Nacho Scocco. O ótimo Marcelo Larrondo, que custou US$ 2,5 milhões junto ao Rosario Central, mal consegue treinar por viver machucado.