Patadas y Gambetas

“A Argentina vai ganhar esta Libertadores”, diz técnico do Lanús

Tales Torraga

A vitória de 3×0 do Grêmio sobre o Barcelona-EQU encantou a imprensa argentina, mas não o técnico Jorge Almirón, do Lanús. Ontem (26), ele cravou que do confronto entre o River e sua equipe vai sair o campeão desta Libertadores.

Jorge Almirón, técnico do Lanús – El Gráfico/Reprodução

''Vi o jogo do Grêmio, mas passando River ou a gente, não vai ser tão complicado assim. Deste cruzamento [Lanús x River] argentino sai o campeão, te digo de verdade'', comentou o treinador ao canal de TV TyC Sports, de Buenos Aires.

''Cada um quer ganhar e jogar bem, mas as finais precisam ser vencidas da maneira como for, e isso, como mostra a história, a Argentina sabe fazer bem.''

Os números respaldam Almirón. A Argentina tem 24 títulos de Libertadores, contra 17 de Brasil e 8 do Uruguai – o montante argentino é quase a soma dos vizinhos.

O que se deduz muito facilmente também na sua afirmação é a tentativa de despistar a atuação paupérrima do Lanús na primeira partida. O placar de 3×0 do Grêmio sobre o Barcelona poderia ter sido também o desfecho do River sobre o adversário que volta a encontrar na próxima terça-feira (31), às 22h15 (de Brasília).

Estatística contundente de River x Lanús – @OptaJavier

Como fica bem claro acima, o Lanús sequer chutou ao gol do River no Monumental na última terça (24). Ninguém em Buenos Aires tem a sensação de que o técnico Marcelo Gallardo e sua preparada equipe vão deixar escapar a oportunidade de chegar a esta decisão realmente histórica contra o Grêmio de Renato Gaúcho.

O tricolor de Porto Alegre, vale lembrar, já perdeu duas finais de Libertadores para argentinos: em 1984, para o Independiente de Ricardo Bochini e Jorge Burruchaga, e em 2007, para o Boca Juniors de Martín Palermo e Juan Román Riquelme.