Patadas y Gambetas

Argentina vai tirar Wi-Fi de jogadores na preparação para a Copa

Tales Torraga

Enfim garantida na Copa do Mundo, a sempre explosiva seleção argentina estuda agora uma ''cartilha de bons modos'', como se os seus milionários atletas fossem meninos de colégio. O blog teve acesso ao manual, e o ponto mais destacado nele é a restrição à internet nas concentrações e nos vestiários durante treinos e jogos.

Vestiário de Argentina x Venezuela na Copa América Centenário – Instagram/Ezequiel Lavezzi

A ideia de Jorge Sampaoli é deixar a seleção menos ''online'' e mais ''onlife'' na tentativa de fortalecer o grupo que vai tentar a Copa que a Argentina não vence desde 1986. De quebra, o técnico quer evitar o escândalo da Copa América Centenário de 2016, quando uma foto dos jogadores com seus celulares no vestiário rendeu uma série de críticas da imprensa e dos torcedores portenhos.

A inspiração da medida argentina vem do que Pep Guardiola está fazendo no Manchester City. Como no clube inglês, a AFA pretende adotar ''um inibidor de frequência'' que vai permitir o acesso à internet apenas em horários estabelecidos. Usar o celular no vestiário e no ônibus a caminho dos jogos será proibido.

A cartilha que a AFA fará circular até o final deste ano tem itens também como ''ações solidárias'', ''alimentação'', ''responsabilidades'' e ''cuidados com a imagem''.

De todas as indicações, a mais curiosa é cortar pizzas e refrigerantes antes e depois de treinos e jogos. Não há nenhuma menção ao mate, bebida que é um clássico argentino – existe apenas a indicação para escolher bem as ''facturas'', as comidas que acompanham tal bebida. Os argentinos não vivem sem as torradas com doce de leite enquanto tomam o mate, e tal hábito, ao menos agora, vai seguir.

Outras curiosidades do documento são as ''ações solidárias'', com os jogadores assumindo o compromisso de participar de campanhas dos patrocinadores, e do ''código de respeito'', com os sempre temperamentais argentinos sendo instruídos a não falar palavrões ou tratar com hostilidade adversários, jornalistas e torcedores.

(Diante dessa última, ficar sem celular vai ser moleza, brincam os portenhos.)

A Argentina fará um amistoso em 11 de novembro com a Rússia em Moscou, na inauguração do estádio da final do Mundial. A AFA negocia também com a Ucrânia para aproveitar a viagem e fazer outra partida preparatória logo a seguir.

Em 2018, Sampaoli quer amistosos contra Itália e Espanha em março – estão previstos até o Mundial outros três jogos contra adversários que, ele exige, tenham bom nível técnico, não sendo meras seleções caça-níqueis para os cofres da AFA.