Argentina tem 70% de chances de ir direto à Copa; veja as possibilidades
Tales Torraga
Buenos Aires tem céu aberto e surpreendentes 25 graus nesta lindíssima quarta (4). O sol é propício para calentar os portenhos e mudar a depressão de um povo que está a ponto de estalar de tristeza ou de raiva com Lionel Messi e Jorge Sampaoli. Não há volta atrás. A capital já vive, com as vísceras, as horas que antecedem este histórico Argentina x Peru das 20h30 (de Brasília) desta quinta (5) na Bombonera.
Existia a ameaça de chuva e de gramado ruim no arcaico estádio da caixa de bombons no bairro de La Boca. Mas tal temor não existe mais.
O que existe sim é um extenuante falatório sobre as chances argentinas de ir ou não ao Mundial. Os jornais e as TVs portenhas repassam as 59.049 combinações possíveis para as últimas duas rodadas. Vamos explorar a situação azul e branca.
Segundo os cálculos publicados pelo ''Clarín'', maior jornal da Argentina, a seleção do explosivo e extenuado Jorge Sampaoli tem 70% de chances de avançar direto ao Mundial – 69,6%, para ser mais precisos. E o pessimismo predomina!
As combinações que dariam a ida à Repescagem representam um total de 23,2% de possibilidades, e apenas 7,13% dos resultados possíveis deixariam a Argentina fora da próxima Copa do Mundo pela primeira vez desde 1970.
O que complica esta conta é que uma derrota nesta quinta (5) para o Peru faria esta última possibilidade disparar para a casa dos 20% a 30%.
A Argentina é a atual quinta colocada e hoje iria para a Repescagem contra a Nova Zelândia. A seleção está com 24 pontos e embolada com Uruguai (27), Colômbia (26), Peru (24), Chile (23), Paraguai (21) e Equador (20). Todos os números e todos os próximos jogos estão aqui.
Matematicamente, nem uma goleada sobre o Peru assegura a classificação argentina – afinal, perder de goleada do Equador em Quito na próxima terça-feira poderia eliminar a seleção do mesmo jeito.
Por outro lado, golear o Peru – com diferença de pelo menos três gols – e contar com outros resultados já faria a Argentina garantir pelo menos a Repescagem.
Os argentinos precisam rogar para José Pékerman e a sua Colômbia contra o Paraguai em Barranquilla. Caso o Paraguai vença, enfrentaria a Venezuela em Assunção na rodada final com excelentes chances de classificação.
Outro bom panorama para os argentinos é torcer para o Equador contra o Chile. Caso haja empate, bom para a Argentina. Em caso de vitória do Equador, excelente. Desde que, claro, a seleção de Sampaoli bata o Peru. Muitos consideram este resultado, o triunfo argento sobre os peruanos, como o placar mais difícil de todos.
E o blog concorda totalmente.
Os otimistas – e eles estão mais raros que os dólares aqui na Buenos Aires total ciudad de la furia – arriscam um Argentina 3×0 Peru,
Ay!
Além deste atropelo em La Boca, os outros dois resultados que dariam vaga argentina na Repescagem seriam Colômbia 0x0 Paraguai e Chile 1×2 Equador.
Escutar Cerati é sempre inspirador. Hoje, ainda mais. Cante, gênio:
Estamos al borde de la cornisa
Casi a punto de caer
No sientes miedo
Sigues sonriendo
Sé que te excita pensar hasta donde llegaré