Patadas y Gambetas

Messi x Maradona: os gênios analisados pelo único homem que treinou os dois

Tales Torraga

Uma única pessoa na história pode dizer que treinou tanto Diego Maradona quanto Lionel Messi. E este técnico (hoje ex) é o argentino Alfio Coco Basile, de 73 anos, comandante del Diez Diego em 1993 e 1994 e da Pulga Messi entre 2006 e 2008.

Maradona e Messi – Montagem

Basile foi testemunha privilegiada do fim de Maradona e do surgimento de Messi, 12 anos depois. E não consegue estabelecer um ponto de contato entre os dois.

''Maradona foi criado em uma época como a minha. Messi é de uma geração mais nova, viveu metade da vida na Europa'', analisou Coco ao jornal ''Clarín''.

''Não podemos compará-los, mas conto como eles são. Primeiro: eles não jogam no mesmo lugar do campo. Maradona geralmente decidia bem. Ninguém precisava falar nada para ele, Diego sabia exatamente o que precisava fazer. Era um estrategista, superinteligente. Colocava o time no ombro e fazia todo mundo jogar.''

''Já Messi é um individualista que atua no último quarto do campo e descansa quando está sem a bola. Diego era lento. Já Messi é um avião. Só vi Caniggia com uma velocidade parecida, mas Messi é veloz com a bola, a leva com um barbante. Ele faz o gol ou entrega o gol ao outro.''

E o temperamento?

''Um é a antítese do outro. Salvo que tenha mudado, Messi é um craque calado, quer passar despercebido inclusive no vestiário. E de Maradona…''

''Bem, de Maradona nem é preciso falar.''

Alfio Colo Basile – Clarín / Reprodução

Personagem pouco famoso no Brasil, Coco Basile está, seguro, na lista dos treinadores mais excêntricos da Argentina – e olhe que a concorrência é dura.

Seus detratores ressaltavam sempre que ele fumava e bebia com os jogadores, e que o doping de Maradona em 1994 poderia ser evitado com um pulso mais firme.

Basile, aliás, teve seu ''tapete puxado'' como técnico da seleção em 2008 justamente por Maradona. Ao menos é esta a versão que circula em seu entorno.

E esta é também mais uma maneira de separar Messi e Maradona.

Diego foi técnico da Argentina na Copa de 2010. E quantos conseguem imaginar Messi em papel parecido?