Patadas y Gambetas

River confirma dois dopings, mas nega surto de casos no elenco

Tales Torraga

O técnico Marcelo Gallardo e o médico Pedro Hansing deram há instantes a versão do River Plate para os casos de doping que explodiram ontem (22).

De acordo com ambos, o clube foi notificado de dois testes positivos – do zagueiro Martínez Quarta e do lateral e volante Mayada -, com a possibilidade de um terceiro nesta tarde, de Sebastián Driussi.

Ambos negaram a possibilidade de que haja até sete envolvidos neste caso, como informou o jornal ''Clarín'' nesta quinta-feira.

''Ficamos surpresos, como todos. O diurético [hidroclorotiazida] não é administrado aqui no clube. Não receitamos isso a nenhum jogador. Não tivemos nenhuma intenção de tirar vantagem de nada'', afirmou o médico, confirmando que foi esta a substância detectada nos testes de Mayada e de Martínez Quarta no jogo contra o Emelec, na Libertadores.

''A Conmebol nos avisa quando há um caso positivo. Nos avisaram de dois até agora. Ficamos surpresos com os dois e não cogitamos que haja a quantidade que chegou a ser mencionada nesta quinta.''

Gallardo enfocou o lado humano desta comoção toda. Viralizaram nas redes sociais maldosas imagens suas como traficante de drogas, o que, claro, caiu mal no clube.

As ironias foram aplicadas também a seus jogadores, tratados pelos torcedores contrários como ''falopeiros'' – gíria argentina para pessoas que usam drogas.

''É o pior momento desde que assumi o clube. É algo que foge da minha responsabilidade. São [Martínez Quarta e Mayada] pessoas excelentes, que merecem ser preservadas. Há muito sensacionalismo e muita comoção. Queremos nos resguardar e juntar todas as provas para nos defendermos como corresponde.''

Técnico e médico confirmaram que tudo o que vinha sendo feito nos últimos anos foi mantido nessas semanas. A hipótese de contaminação de um suplemento foi admitida pelo médico, que pediu mais tempo para juntar as provas e apresentar a defesa do clube perante a Conmebol.

Gallardo e o médico Pedro Hansing – Olé/Reprodução

Outra informação revelada por Gallardo é a saída de Driussi, que vai defender o Zenit, da Rússia, por 15 milhões de euros. O doping de Driussi, noticiado por toda a imprensa argentina, está, segundo o River, ainda no ramo das possibilidades. Não há informação oficial sobre se seu teste também deu positivo.

Foi uma entrevista coletiva para ''apagar incêndio''.

Muitas perguntas pelos lados de Núñez seguem sem resposta.

Há a expectativa de novidades na segunda-feira, quando haverá um contato oficial entre o clube e a Conmebol para tratar dos casos confirmados desses dois jogadores – por enquanto apenas estes, bom ressaltar.